Troféu da veteraní­ssima fica com Clube em ‘final caseira’

 

O troféu de campeão da categoria veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Máster pertence ao Clube de Campo. A equipe campestre realizou “final caseira” contra o C. R. Itatibão na manhã do domingo passado, dia 11. A partida aconteceu no Estádio “Lupércio Bernardo”, o “Itatibão”, com início às 9h30.

Com entrada franca, o jogo mesclou momentos de emoção e, praticamente, repetiu a receita da primeira finalísssima. Na decisiva da veterana – a primeira de um total de três do torneio mais longevo do município – o time campeão foi definido na cobrança das penalidades máximas, após empate em tempo normal.

No dia 4 deste mês, também no “Itatibão”, o São Martinho venceu o Ressaquinha. A equipe do “Leão do Sul” levou o troféu em jogo que teve virada, expulsão, empate e decisão nos penais. Os desafiantes terminaram o tempo regulamentar empatados por 2 a 2. Na cobrança alternada, o São Martinho levou a melhor, carimbou 3 a 2 sobre o adversário faturando a competição.

“Surpresa similar” aconteceu na segunda finalíssima da competição. Em casa, os times campestres se desafiaram para ver quem ficaria com o título de campeão de 2016. De concreto, os torcedores das equipes tinham a certeza de que levariam algum troféu. O perdedor ficaria com o vice-campeonato.

Em campo, as equipes realizaram partida equilibrada e, praticamente, repetiram a campanha das semifinais. Durante a fase eliminatória, que garantia vaga rumo ao troféu, o Clube de Campo teve “desempenho melhor”.

Apesar de ter sido o segundo a se classificar para a finalíssima, o Clube de Campo “carimbou o passaporte” com uma diferença sobre o rival. A equipe venceu o adversário, o Santa Cruz – contra quem brigava pela vaga–, pelo placar de 1 a 0.

Mesmo não registrando goleada, os campestres terminaram a etapa com uma colocação melhor que a outra equipe finalista. O C. R. Itatibão, por exemplo, só conseguiu ir para a última partida do torneio na categoria ao empatar.

Como tinha a vantagem do mando de campo (por conta da campanha anterior), o C. R. Itatibão não conseguiu vencer o XI de Agosto. As equipes se desafiaram no dia 16 de outubro, quando os campestres obtiveram a classificação.

A partida aconteceu seis meses depois do início da competição. A “Copa Rádio”, como é mais conhecido o torneio, começou em abril. O evento desportivo é realizado pela Central de Rádio, com transmissão ao vivo da equipe. Os jogos são narrados por Rogério Lisboa, com comentários de Renato Pereira de Camargo e reportagens de campo de Luiz Carlos Teixeira.

O último campeão da temporada 2016 do evento será conhecido neste domingo, 18. O título da superveteraníssima será decidido entre a Associação Atlética XI de Agosto e Clube de Campo, na casa dos campestres.

Além do troféu para o campeão e o vice, a organização estabeleceu a partir da 16a edição uma nova premiação. Trata-se do “Troféu Corneta”, a ser concedido ao “torcedor símbolo que sempre está cornetando nos bastidores da copa”. A homenagem será oferecida ao torcedor por “votação popular” entre a plateia.

Para isso, uma urna voltará a ser colocada no portão principal da entrada do estádio. Como nos dois domingo anteriores, ela receberá os nomes dos torcedores indicados nos dois demais dias de realização das finais. Além do troféu, o torcedor eleito será contemplado com um prêmio oferecido pela Zaith.

A organização também dará continuidade à entrega de homenagens que serão prestadas a desportistas pelo “relevante serviço prestado”. No dia 11, receberam a honraria Hélio Loretti e Milton Corrêa. Neste domingo, serão contemplados com homenagens José Darci de Paula e José Geraldo Machado Antunes.