Os clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já podem solicitar o encerramento da titularidade das contas de água e esgoto por telefone ou pelo atendimento on-line.
A facilidade, que entrou em operação na semana passada, faz parte de uma série de ações que a companhia tem implementado para “tornar o relacionamento com os clientes mais efetivo”, conforme divulgou.
Em nota, a companhia informa que a central de atendimento do interior e litoral passou a fazer atualização de cadastro do titular da conta, prática que já estava disponível na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo). Antes, para fazer a atualização ou se descadastrar, era necessário ir até uma agência de atendimento.
Nas centrais de atendimento telefônico e pelo serviço on-line, o pedido pode ser realizado por clientes pessoa física em imóveis sem débitos. No momento do contato com a central, o responsável deve ter em mãos RG (documento de identificação), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma conta de consumo de água, para a localização do RGI (registro geral do imóvel), número que facilita a identificação da ligação no cadastro.
Caso haja débitos no imóvel, o pedido pode ser realizado desde que a dívida seja do cliente em questão e parcelada no momento do atendimento.
Segundo a empresa, para todas as demais situações, o atendimento continua sendo realizado na agência mais próxima e pode ser feito tanto pelo titular quanto por representante legal, com procuração, ou administradora de imóveis, desde que o contrato tenha cláusula específica prevendo essa situação.
Os clientes que são pessoa jurídica devem comparecer à agência com cartão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), contrato social, inscrição estadual (se houver) e documento de identificação com foto do representante legal que está realizando a solicitação.
Conforme comunicado da empresa, além de servir como comprovante de endereço, a atualização cadastral é importante para agilizar o atendimento. Um cadastro atualizado, inclusive com os telefones de contato do titular da conta, garante a comunicação mais eficiente com a Sabesp.
Manutenções nas redes que possam provocar cortes no fornecimento de água costumam ser avisadas com antecedência por e-mail ou mensagem de texto para celular (SMS).
O cadastro atualizado também garante que não haja dificuldade para solicitar serviços não emergenciais, feitos somente para as ligações em que há titular cadastrado.
Parcelamento de contas, consulta de débitos, religação de água, alteração de data de vencimento, alteração de endereço de entrega de conta e reclamação de cobrança indevida são alguns dos serviços que só podem ser realizados pelas centrais de atendimento telefônico e on-line para os cadastros atualizados com as informações do titular.
Manter as informações atualizadas também é uma exigência da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), que determina que débitos de contas de consumo sejam vinculados ao usuário do serviço e não mais ao proprietário do imóvel.
O contato com a Sabesp pode ser feito de forma gratuita pelos telefones 195 e 0800-055-0195, pelo endereço www.sabesp.com.br ou pelo aplicativo “Sabesp Mobile”. Pessoas com deficiência auditiva e de fala contam com canal próprio para atendimento, pelo 0800-016-0195.