Da redação
O TCE-SP (Tribunal de Contas) do estado de São Paulo julgou regulares as contas da Câmara Municipal de Tatuí do ano de 2022. A aprovação, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do vereador Antonio Marcos de Abreu (Republicanos), “aconteceu em tempo recorde – em menos de um minuto –, por unanimidade dos ministros”.
O julgamento, sob a presidência do conselheiro Antonio Roque Citadini, encerra o segundo ciclo de contas da administração de Abreu.
À frente da Câmara, a assessoria divulga que Abreu “ampliou e atualizou o patrimônio público”. Entre as ações apontadas, estão a troca de veículos que possibilitam o transporte dos parlamentares e dos servidores que precisam viajar para buscar novos recursos (como emendas parlamentares) e realizar cursos de aperfeiçoamento, e a modernização do sistema de votação e de transmissão das sessões.
“Nem todas as pessoas conseguem vir à Câmara para acompanhar o que está sendo discutido pelos vereadores. É por isso que melhoramos o sistema de transmissão, sempre pensando na inclusão social. Todas as nossas transmissões são traduzidas em Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, declarou, pela assessoria.
“Em 2020, a Câmara de Tatuí tornou-se a primeira do interior a responder rapidamente à pandemia da Covid-19”, acentua a assessoria. Na ocasião, foi implantada o Sistema de Deliberação Remota (SDR), como medida excepcional para viabilizar o funcionamento do plenário durante o período de isolamento social.
O Legislativo manteve as sessões, no entanto, de maneira virtual, e institucionalizando, emergencialmente, que as reuniões fossem realizadas extraordinariamente e convocadas com antecedência mínima de 48 horas.
No ano seguinte, por determinação do presidente, a Câmara efetivou a doação de 43 computadores a órgãos que prestam serviços ao cidadão. “O repasse resultou em melhores condições de trabalho aos servidores municipais e de atendimento aos cidadãos”, argumenta a assessoria.
Entre as repartições atendidas, estiveram o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa, e a Assistência Farmacêutica.
As doações iniciaram em março e seguiram até o fim daquele ano, quando foram equipados o Centro Integrado de Reabilitação, a Guarda Civil Municipal, o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, o setor de frotas, a corregedoria da GCM, a USB dos Mirandas, o Centro de Referência de Assistência Social, o Centro de Estimulação Precoce e Centro de Adaptação e Readaptação, o Centro de Atenção Psicossocial, a Incubadora de Empresas, o Departamento de Meio Ambiente, a unidade de terapia intensiva (UTI), a Ouvidoria Municipal e a então Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Ainda em 2021, a Câmara devolveu R$ 1,15 milhão à prefeitura, contabilizando mais de R$ 3 milhões em economia. “Mesmo com todas as melhorias que realizamos, conseguimos reverter os recursos para o bem da população, porque é isso o que importa. Eu não poderia deixar de agradecer a todos os vereadores que estiveram comigo e a todos os servidores, comissionados e concursados da Câmara”, concluiu Abreu.