Da redação
Na próxima semana, os bairros Americana, Congonhal de Baixo e Mirandas, na zona rural de Tatuí, recebem o espetáculo “Treis Causo E o Resto É Prosa”, da Nossa Trupe Teatral.
Criado e concebido pelos atores João Fabbro, Rodrigo Cassiano da Costa e Thiago Leite em parceria com o diretor e cenógrafo Jaime Pinheiro, o trabalho é ambientado em uma pequena venda, onde Tonho (dono do estabelecimento), Dito (benzedeiro da vila) e Zé (tocador de viola) “jogam conversa fora” enquanto aguardam a chegada do caminhão de leite.
Nessa espera, diversos assuntos vão ganhando espaço: de benzimento de animais a histórias de folclore, de sorte e amor.
“O espetáculo faz um mergulho no universo caipira, apresentando lembranças, causos e costumes que integram o imaginário popular de diversas cidades do interior de São Paulo e do Brasil”, descreve a produção.
A peça tem classificação livre e propõe aos espectadores “um convite para conhecer e se encantar com a beleza e simplicidade de uma tradição cultural tipicamente interiorana, onde estão fincadas muitas das raízes históricas de Tatuí e região”.
Na quarta-feira, 23, a apresentação ocorre na Emef “Carlos Alberto Lourenço”, no Congonhal de Baixo, às 16h, para toda a comunidade escolar. No domingo, 27, às 17h, o salão paroquial da Igreja de Sâo Roque, no bairro Americana, recebe o espetáculo, com entrada gratuita e aberta à comunidade.
As duas apresentações integram projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, promovida pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí, Ministério da Cultura e governo federal.
Já na sexta-feira, 2, “Treis Causo E o Resto É Prosa” ganha o espaço da Emef “Profª Apparecida Sallum”, no bairro dos Mirandas, às 16h, aberto à comunidade escolar.
Essa apresentação integra projeto contemplado pelo Edital de Cultura 02/2023 – Carlos Ribeiro, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí.
A Nossa Trupe Teatral vem realizando ações artísticas continuamente em Tatuí há mais de dez anos. As apresentações na próxima semana “procuram dar sequência aos esforços do grupo em expandir e democratizar o acesso aos bens artísticos no município”, conclui a produção.