Da reportagem
Pelo segundo mês consecutivo, entre as ocorrências de “produtividade policial”, o tráfico de entorpecentes em Tatuí apresentou queda em relação ao mesmo período do ano anterior.
A informação foi divulgada no boletim mensal da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), com base nas informações repassadas pelas unidades policiais da cidade no mês de fevereiro.
O número de registros em fevereiro deste ano foi de dez ocorrências, uma a menos que em janeiro. Em relação ao ano anterior, houve recuo de 69,70% no número de casos. No segundo mês de 2023, o tráfico somou 33 registros.
No primeiro mês de 2024, o recuo foi de 59,26% em relação ao número do mesmo período do ano passado. Em 2023, o mês um contabilizou 27 casos.
O secretário de segurança de Tatuí, Miguel Ângelo de Campos, avaliou a diminuição, como uma constatação positiva para a cidade. No entanto, salientou que boa parte dos presos por tráfico, quando primários ou menores de idade, são soltos nas audiências de custódia e, por consequência, “no dia seguinte voltam a delinquir”.
De acordo com ele, no ano de 2023, a Guarda Civil Municipal foi responsável por 276 flagrantes apresentados no plantão da Polícia Civil. Já em 2024, informou, a corporação foi responsável por 46 flagrantes.
No ano passado, segundo ele, a GCM apresentou 80,7% dos flagrantes lavrados na cidade e, nos dois primeiros meses de 2024, 54,7%.
Por outro lado, segundo os dados da SSP, também pelo segundo mês consecutivo, entre os mais numerosos casos de ocorrências registradas pela Polícia Civil, os furtos em Tatuí figuram no topo da lista.
O aumento foi de 54,41% em relação a fevereiro do ano passado, quando foram contabilizados 54 registros, ante 85 em fevereiro. O número do mês dois, no entanto, apontou recuo de 12,37% em relação ao mês anterior, quando houve 97 casos.
Para Campos, ainda que a segurança pública seja atribuição legal do estado, “a atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, tem atuado em ações no sentido de colaborar com as forças estaduais de segurança no combate às ações criminosas”.
“Cabe ressaltar que, especificamente, esse crime de furto trata-se de delito que, para ser evitado, necessita-se de empenho dos cidadãos para que tenham cuidado, atenção e sentimento de pertencimento para com seus bens, adotando todo tipo de prevenção” salientou.
O secretário ainda disse que, em razão da atual legislação penal, “com excesso de permissividades, os indivíduos flagrados na prática de crimes de furtos são soltos em média 24 horas após a prisão”. Desta forma, segundo ele, “dificulta-se o combate e a diminuição desse tipo de delito”.
Logo abaixo, vem a lesão corporal dolosa, com 36 registros em fevereiro, cinco a mais que em janeiro deste ano. No segundo mês do ano passado, foram 19 casos, o que significa alta de 89,47%.
A lesão culposa por acidente de trânsito contabilizou, no mês dois de 2024 nove ocorrências, empatando com o mês anterior. Em fevereiro do ano passado, houve sete casos.
O roubo – que inclui o roubo de veículos e “outros” – foi a quarta maior causa de ocorrências na cidade, tendo, no mês de fevereiro, dez casos, quatro a menos que em janeiro. Em relação ao ano anterior, o segundo mês de 2024 somou sete casos a mais.
O total de ocorrências de estupro registrado em fevereiro deste ano foi de dois casos – a mesma quantidade apontada em janeiro. No ano passado, a Polícia Civil não havia registrado nenhuma ocorrência dessa natureza em fevereiro.
O estupro de vulnerável somou, no mês dois deste ano, três casos, um a mais que em janeiro deste ano. Em fevereiro do ano passado, um caso.
A tentativa de homicídio teve um registro tanto em fevereiro quanto em janeiro deste ano. Nos dois primeiros meses do ano anterior, também houve o registro de um caso em cada período.
Ainda relacionado às ocorrências de produtividade policial, foram divulgados os números de apreensões em flagrantes (47), armas de fogo apreendidas (2), infratores apreendidos em flagrante (9), infratores presos em flagrante (48), infratores presos por mandado (41), prisões efetuadas (83), veículos recuperados (19) e inquéritos instaurados (105).