Tradicionais eventos tatuianos vão ao Calendário Nacional de Turismo

Fazem parte São João do Bemfica, Feira do Doce e “Natal Encantado”

Entrada da Feira do Doce de 2024 (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Três tradicionais eventos tatuianos organizados pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, agora integram o Calendário Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, do governo federal. São eles: a Festa Junina de São João do Bemfica, a Feira do Doce e o “Natal Encantado”.

O Calendário Nacional tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), “a inclusão dos eventos tatuianos neste calendário só traz benefícios para a cidade, especialmente para a economia, atraindo turistas, movimentando o comércio e aumentando a visibilidade nacional”.

Ele complementa dizendo ter “certeza de que essa validação nacional dos eventos municipais de cunho turístico vai trazer muita credibilidade para os eventos da cidade”.

“E isso acontece porque o trabalho está sendo muito bem executado no município em relação ao turismo. Nós temos um departamento de turismo que é 100% engajado, e esse é o resultado: os eventos sendo validados nacionalmente”, complementa.

O secretário também relata que a evidência no cenário nacional das festas e eventos turísticos, “com certeza, irá atrair mais turistas para a cidade”. “Não deixa de ser uma chancela nacional, apontando Tatuí como uma cidade que tem esse interesse turístico, que tem esse cunho turístico”, sustenta.

“Se nesse pleito de agora, de Tatuí que hoje é MIT (Município de Interesse Turístico), não chegar à estância, com certeza, a gente estar validado no calendário nacional vai repercutir bastante para o próximo triênio, para Tatuí tentar novamente ser uma estância turística”, argumenta o secretário.

Ele ainda complementa que aguardará otimista o resultado do pleito deste ano, “pois o município fez um trabalho intenso em cima do turismo, um trabalho fortificado, e de muita maestria do turismo da cidade, levando muito a sério tudo que Tatuí tem”.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a promoção dos eventos turísticos valoriza a identidade musical de Tatuí como “Capital da Música”, além de impulsionar a economia criativa e fortalecer a cadeia produtiva do turismo.

“A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, investe nessas iniciativas, fomentando o turismo e a geração de renda. Além de movimentar a economia, os eventos promovem a integração entre munícipes e turistas”, completa Buko.

São João do Bemfica

Realizada anualmente durante três dias do mês de junho, é uma das maiores festas juninas da região. Leva o nome de um santo que o folclore tatuiano consagrou como sendo estritamente de Tatuí: o São João do Bemfica. A festa faz parte do calendário oficial de eventos do município por lei municipal.

Na Praça da Matriz, integra a comunidade escolar com apresentações de quadrilhas juninas e concursos de miss e mister caipirinha, “em uma celebração que valoriza o folclore e a tradição local”.

“Com mais de 25 barracas de comidas típicas juninas das escolas municipais, é um importante polo de fomento ao turismo em Tatuí, atraindo visitantes de toda a região. É um símbolo da valorização pedagógica e folclórica, reforçando a identidade cultural de Tatuí e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do turismo local”, divulga o setor de comunicação.

Feira do Doce

O maior evento de doces caseiros do estado de São Paulo acontece anualmente no mês de julho e faz parte do calendário turístico oficial.

Iniciada em 2013 como “Festa do Doce” e renomeada em 2017, é organizada pelo Executivo, com apoio e parceria da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce).

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial do município por lei municipal e valorizada nacionalmente pelo Sebrae, oferece aos turistas mais de 250 opções de doces caseiros, apresentados por mais de 50 empresas produtoras de doces de Tatuí.

“Além de celebrar a cultura doceira, integra o Festival Capital da Música ‘Maestro Antônio Carlos Neves Campos’, reforçando a rica tradição musical local”, complementa a assessoria.

“A Feira do Doce reúne turismo, cultura e gastronomia, beneficiando a economia criativa local e fortalecendo o posicionamento de Tatuí como um destino turístico de destaque”, complementa.

Natal Encantado

O evento, realizado anualmente de 1º a 23 de dezembro, “transforma a cidade em um verdadeiro espetáculo natalino, transmitindo a magia e o significado profundo do Natal aos seus munícipes e visitantes”.

“Com uma cenografia temática repleta de luzes e cantatas musicais, semeia alegria, caridade e solidariedade, refletindo o espírito festivo da temporada”, relata a assessoria de comunicação.

A programação inclui: o “Natal Musical”, com diversas apresentações que enaltecem Tatuí como a Capital da Música do estado de São Paulo, chegando a mais de 22 edições neste formato; a Casa do Papai Noel, que atrai crianças em visitas diárias; e a Vila de Natal na Praça da Santa, onde um pinheiro natural de mais de 25 metros de altura, desde 1956, é decorado e, atualmente, recebe mais de 1.300 lâmpadas de LED.

É promovido pela prefeitura, com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE), além de parceria da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce).

“O ‘Natal Encantado’ não apenas valoriza o comércio local, mas também atrai turistas de toda a região com suas diversas atrações e decoração deslumbrante, reforçando o papel de Tatuí como um destino turístico durante a temporada natalina”, encerra a assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui