Tí­tulo de MIT deve sair ainda neste mês com ‘solenidade’





Ainda neste mês, Tatuí deverá receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A expectativa é de que, com a denominação, a “Capital da Música” tenha tanto a vocação sacramentada a partir de reconhecimento oficial como receba verba extra – estimada em R$ 300 mil no primeiro ano.

Conforme antecipou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, o evento de assinatura de convênio está pré-agendado para este mês. A cerimônia será realizada em São Paulo e marcará o início de uma nova etapa de trabalho.

A meta do município é tornar-se estância turística. Antes, quer receber o título de MIT. “Imagino que, se não formos a primeira cidade, estaremos entre as primeiras que se enquadram para serem de interesse turístico”, declarou Manu.

O prefeito ressaltou que o título será “o primeiro degrau” para que Tatuí se torne estância. Ele mencionou, ainda, o empenho da equipe do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico e do vereador Eduardo de Morais Perbelini e do deputado estadual Sebastião Santos para a conquista.

Para o prefeito, o título representará uma coroação do trabalho desenvolvido em Tatuí. Manu citou, ainda, a manutenção da cidade entre as que integram regiões turísticas do Estado, em estudo divulgado pelo MTur (Ministério do Turismo).

Segundo ele, a presença de Tatuí demonstra que não só há vocação, como investimentos. Manu avaliou o turismo como um setor importante e afirmou que ele trouxe “mais divisas para o município” a partir de estímulos.

Eles vieram com a realização de eventos esportivos, a partir da criação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. “Mais de 2.000 atletas fazem parte da secretaria e disputam eventos que atraem muito o público de fora”, argumentou.

Também conforme o prefeito, o turismo aumentou com a Festa do Doce. Neste ano, o evento registrou público de 80 mil pessoas nos três dias (8, 9 e 10 deste mês).