Teste de idade biológica será oferecido para participantes





Depois de passar por todos os estandes, realizar todos os testes, quem visitar a “Feira da Saúde” da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Tatuí poderá verificar a “idade biológica”.

O cálculo será feito por meio de um programa de computador e é baseado em estudos científicos. “Isso chama muita atenção”, disse o médico neurocirurgião Gláucio Cardoso Pinheiro, que promove o evento.

De acordo com ele, a intenção é fazer com que o “máximo de participantes” conheça o estado de saúde do corpo naquele momento.

“Com isso, poderemos explicar para a pessoa o que ela precisa cuidar. Vamos dizer: sua vida está assim, sua saúda está assim, mas você pode ficar assim’”, antecipou.

Apesar de ser realizada por uma denominação religiosa, a feira não vai apregoar religião, terá material ou alguma palestra relacionado ao tema.

“Nós só vamos falar do princípio da igreja, que é a saúde”, ressaltou o pastor Gilson Grudtner, secretário da Associação Paulista Sudoeste da Igreja Adventista.

A única menção fica por conta de um dos oito “remédios naturais”: a “confiança em Deus”. “Não vamos, ali, doutrinar ninguém, mas abordamos a importância de a pessoa ter um relacionamento saudável com Deus”, disse Pinheiro.

As oito palestras terão sete minutos de duração. Os grupos que entrarão nos estandes serão compostos por 20 pessoas. “Vamos tentar ajeitar para que possamos atender o maior número de pessoas possível”.

A expectativa da organização é de atrair 5.000 pessoas para o evento, que acontece no dia 31, um domingo. No dia anterior, sábado, 30, a igreja distribuirá, gratuitamente, 50 mil cópias do livro “Viva com Esperança – Segredos para ter Saúde e Qualidade de Vida”, assinado por Mark Finley e Peter Landless.

A entrega dos livros faz parte de uma campanha mundial, que terá ênfase na América do Sul. Os adventistas estimam distribuir, no dia 30 deste mês, em torno de 20 milhões de cópias do livro em todos os oito países da América do Sul.

Junto com a obra, os adventistas entregarão convites à população. A mobilização inclui, também, alunos da Colégio Adventista. Por iniciativa da direção, os estudantes percorrerão as escolas públicas repassando o convite.

“Se vier 10% das 50 mil pessoas que serão convidadas já dá nosso público”, comentou Pinheiro. Para ele, o evento é “interessante pelo alcance e por conta do resultado que ele deve provocar nos participantes em curto prazo”.

Ainda na feira, a Secretaria Municipal da Saúde manterá estandes para abordar a respeito de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), onde serão realizados testes gratuitos, e para palestras sobre prevenção de dengue e saúde bucal.

O evento terá início com “momento cívico”, às 9h, com presença de autoridades, hasteamento de bandeiras e execução de hinos.

“Essa é uma iniciativa única na cidade. Nunca houve algo desse porte, e nós esperamos que a comunidade aproveite da melhor forma possível, que deguste esse presente”, falou Pinheiro.

A feira está sendo planejada pelos adventistas há quatro meses. Em Tatuí, surgiu da iniciativa dos diretores de saúde das igrejas. Traz, como conteúdo, informações com embasamento científico adaptadas para a realidade local.

Os organizadores esperam que a população possa “se apropriar do conteúdo” e aplicá-lo. Para a igreja, a forma mais prática de isso acontecer é “provocando um impacto na vida das pessoas”. “A forma que nós acreditamos que isso acontece é com a feira. É justamente esse gostinho”, afirmou o médico.

Para auxiliar as pessoas a executarem a mudança de hábitos, os adventistas têm intenção de continuar a desenvolver atividades no município.

“Não queremos que a mudança na mentalidade aconteça só no dia da feira. Queremos dar uma continuidade nisso. Por isso, não vamos parar por aí”, antecipou.

Na semana seguinte ao evento, a Igreja Adventista vai viabilizar palestra na Câmara Municipal. A ideia é utilizar o espaço para levar, pelo menos em um domingo de cada mês, um médico não adventista para conversar com a comunidade. O profissional ministrará palestra sobre saúde.

A primeira edição do “Café com o Médico” ficará a cargo do médico cardiologista Wladmir Faustino Saporito. Ele falará a respeito de hipertensão arterial. Em seguida, estão programadas palestras sobre câncer, depressão e obesidade infantil.

“Queremos que a comunidade continue sendo alimentada com orientações sobre saúde. A intenção é não acabar na feira, que pode ou não ter uma nova edição. Tudo dependerá da nossa primeira experiência”, finalizou Pinheiro.