Terceiro mutirão de castração já está com inscrições abertas





O terceiro Mutirão de Castração de Cães e Gatos de 2014 será realizado no final de semana de Páscoa, dias 19 e 20, na escola “Magaly Azambuja de Toledo”, localizada na rua Osmil Martins, 200, no bairro Jardim Santa Rita de Cássia.

As inscrições para as esterilizações gratuitas dos animais devem ser feitas até a quarta-feira, 16, na sede do programa Saúde da Família, à rua Artur Eugenio Santos, sem número.

De acordo com a Prefeitura, serão disponibilizadas 250 vagas. Para participar, os animais devem ter idade mínima de quatro meses e estar em boas condições de saúde. Os proprietários devem obedecer a critérios sociais e apresentar comprovante de residência.

Segundo dados da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil), a estimativa é de que, em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes.

Segundo o secretário da Saúde, Máximo Machado Lourenço, o principal objetivo do mutirão é fazer o controle populacional de cães e gatos na cidade, a fim de diminuir as crias indesejadas, que acabam sendo abandonadas e vítimas de maus-tratos.

“Estima-se que a população canina de Tatuí seja em torno de 27 mil e a felina, de 6.000. Esses números são altos e totalizam uma proporção de um cão para cada quatro habitantes, por exemplo. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria um cachorro para cada oito ou dez habitantes”, informa o secretário.

Máximo reforça que os mutirões de castração gratuita têm gerado resultados positivos no que diz respeito ao controle populacional de animais. Na visão dele, que também é veterinário, “castrar é um ato de amor, deixa o animal mais dócil e pode até evitar a proliferação de doenças”.

“Queremos diminuir a situação de abandono. Muitas pessoas abandonam as crias para outros adotarem, mas nós não temos o número suficiente de adoção. Aí, os animais abandonados acabam sofrendo maus-tratos e perambulando pelas ruas”.

Para o secretário, as esterilizações e a posse responsável são medidas necessárias para dar melhores condições de vida aos animais, evitando a proliferação de cães e gatos soltos nas ruas e gerando, também, benefícios à saúde da população.

Caso uma pessoa queira castrar mais de dois animais, Máximo explica que será feita uma visita na casa dela, para avaliar a situação. “Por exemplo: se houver cinco animais na residência, dois machos e três fêmeas, nós faremos a castração das três fêmeas”.

A técnica utilizada para fazer as esterilizações é considerada “minimamente invasiva”, e o animal volta para casa no mesmo dia. Uma cadela pode ser castrada em cinco minutos, informa o secretário.

No dia de castrar, o animal receberá uma pré-anestesia, terá parte do pelo raspado e passará por higienização. Logo após, receberá a anestesia geral, por inalação, para que o procedimento cirúrgico seja feito.

Após a cirurgia, o cão ou o gato ficará em uma sala para se recuperar da anestesia, será medicado e, depois, já poderá ir para casa. Segundo o secretário, o dono do animal levará uma prescrição com os eventuais medicamentos que serão necessários comprar.

A esterilização de uma cadela, em uma clínica particular, pode custar de R$ 250 a R$ 600, dependendo do peso do animal. “Por isso, vejo o mutirão como uma grande oportunidade que a Prefeitura está dando para as pessoas castrarem seus animais”, finaliza o secretário da Saúde.

Com essa terceira mobilização, a Prefeitura afirma que chegará à marca de 750 animais esterilizados. O primeiro mutirão, realizado em fevereiro, foi exclusivo para cães e gatos do canil municipal e de lares de protetores e cuidadores.

Já o segundo aconteceu nos dias 8 e 9 de março e atendeu aos bairros vila Angélica, Jardim Gonzaga, Jardim Aeroporto e Jardins de Tatuí.

Este terceiro mutirão, segundo informações da Prefeitura, terá a colaboração de cerca de 30 pessoas, entre voluntários e funcionários do Departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-8890.