Tenistas tatuianos sobem ao pódio em 9 das 10 etapas da temporada

Nove atletas locais foram premiados; dois acabaram campeões no ano

Jovem tatuiano Lucas Bolzan Costa exibe troféus conquistados na última etapa (foto: Divulgação/LRT)
Da redação

Tatuí terminou a temporada 2022 da LRT (Liga Regional de Tênis) como um dos municípios em destaque. Das dez etapas realizadas ao longo do ano, entre os meses de fevereiro e dezembro, em apenas uma não houve nenhum tenista tatuiano no pódio de ao menos uma categoria.

Maycon Pereira e Jeferson Almeida foram os dois primeiros atletas locais a subirem ao pódio nesta temporada. Pereira conquistou o título da categoria principiante, enquanto Almeida foi vice-campeão da acima de 50 anos “B”, na primeira etapa, denominada 2ª Copa de Tênis Cervejaria RT 166, em Itapetininga.

Na etapa seguinte, Cleiton Oliveira foi o único representante tatuiano em um dos pódios do 1º Open de Tênis da LRT/Nippon, em Araçoiaba da Serra. O atleta terminou a disputa como o segundo colocado da iniciante.

Tatuí decidiu o título da iniciante da terceira etapa da temporada. Os tenistas tatuianos Arildo Camargo e Lucas Bolzan Costa foram os finalistas da categoria, que acabou com o título alcançado por Camargo. A disputa 2º Aberto Cosfer de Tênis aconteceu na Academia Top Tennis, em Sorocaba.

A quarta etapa, denominada Tênis CRB Open, realizada no CRB (Clube Recreativo Beneficente), de Conchas, acabou com três atletas locais em pódios. Hebert Marques e Pereyra foram campeões das categorias acima de 35 anos “A” e intermediária “B”, respectivamente, enquanto Júlio Costa foi vice-campeão da iniciante.

Pereyra voltou a subir ao pódio, dessa vez na categoria intermediária, na etapa seguinte, como vice-campeão. A quinta etapa da temporada 2022, a 1ª Copa de Tênis R2, ocorreu no Clube dos Bancários, em Itapetininga.

A sexta etapa, a “Smash Open”, em Sorocaba, foi encerrada com Marques vencendo a categoria acima de 35 anos “A”, assim como na quarta etapa. O evento esportivo ainda teve o tenista tatuiano Azis Chagury como vice-campeão da iniciante.

Sorocaba também recebeu a etapa seguinte, o 3º Aberto Cosfer de Tênis. Lá, Bolzan Costa foi campeão da categoria até 14 anos. Chagury e Camargo foram finalistas da acima de 35 anos “B” e da iniciante, respectivamente, mas ambos não conseguiram os títulos.

Após nenhum tenista local subir em algum dos pódios da oitava etapa, Bolzan Costa garantiu mais dois títulos para Tatuí na nona etapa. Na 3ª Copa RT 166 – Simples e Duplas, em Itapetininga, ele foi campeão das categorias até 14 anos e da iniciante.

No último domingo de novembro, a LRT finalizou a décima e última etapa da temporada 2022. O desempenho nela rendeu o título de três categorias da temporada a dois tenistas tatuianos.

A disputa que encerrou a atual temporada foi o “12º Máster Divertoys”, no CRB de Conchas, com Pereyra e João Peres no alto do pódio de duas categorias. Eles foram campeões da intermediária B e da até 14 anos, respectivamente.

Outro representante de Tatuí em Conchas, Bolzan Costa terminou como vice-campeão da categoria iniciante. Ele também competiu na categoria de atletas até 14 anos – conquistada por Peres -, chegou à fase semifinal, mas não avançou à decisão.

O aproveitamento dos tatuianos em Conchas confirmou os tenistas como destaques das respectivas categorias em 2022. Com o título da intermediária B, Pereyra terminou como primeiro colocado no ranking geral da categoria. O desempenho na Máster Divertoys rendeu o título da iniciante e da 14 anos a Bolzan Costa.

O último torneio da temporada é composto somente por atletas que tiveram os melhores desempenhos nas nove etapas anteriores. Neste ano, a última disputa reuniu 145 tenistas, sendo 11 de Tatuí.

Além de Bolzan Costa e Pereyra, os esportistas tatuianos Costa e Camargo também iniciaram as disputas em Conchas na “briga” por um título geral na temporada, ambos na categoria iniciante.

Temporada 2023

Até o momento, a LRT não divulgou a tabela completa da temporada 2023, no entanto, já está recebendo inscrições para a primeira etapa do próximo ano. Conforme divulgado pela organização, a disputa acontecerá na Academia Macht Point, em Sorocaba.

De acordo com os organizadores, as partidas do “1º Match Point Open” terão início a partir do dia 21 de janeiro, um sábado, estendendo-se até 12 de fevereiro, um domingo. Está prevista a entrega de troféus aos campeões e vice-campeões de cada categoria.

A liga recebe matrículas em 18 categorias segmentadas, de acordo com as faixas etárias dos atletas: até 10 anos, até 12, até 14, acima de 35 anos “A” e “B”, acima de 50 “A” e “B”, acima de 60, iniciante, principiante, intermediária “A” e “B”, geral e especial. Ainda há quatro categorias femininas: iniciante, intermediária “A” e “B” e geral.

Os tenistas interessados em competirem na primeira etapa de 2023 têm até 14 de janeiro, sete dias antes do início dos jogos, para inscreverem-se em até duas categorias, mediante pagamento de taxa.

As matrículas devem ser feitas diretamente pelo site (www.ligaregionaldetenis.com.br), ou com o organizador Marcelo Caldeira, pelo telefone (15) 94210-8235, via WhatsApp.