Temporal em Tatuí gera estragos na cidade

Danos foram causados pelos ventos; quedas de árvores foram a maioria dos problemas

Da redação

Com ventos de até 77 quilômetros por hora, o temporal em Tatuí, que atingiu a cidade na tarde de sexta-feira, 3, causou estragos em diversas regiões.

De acordo com o diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Sérgio Luiz de Moraes, a maioria dos danos no município foi causada pelos ventos, sendo que as chuvas atingiram índice pluviométrico de 25 milímetros, considerado como “nível normal” pelos órgãos de meteorologia.

Conforme relatou Moraes, a Defesa Civil de Tatuí iniciou a semana tendo como prioridade a supressão de árvores remanescentes, “com perigo iminente de cair”.

No início da tarde desta segunda-feira, 6, os trabalhos estavam sendo realizados no bairro Chácara Junqueira.

Após o temporal, moradores registraram vários pontos de estragos pela cidade – a maioria causados por árvores e estruturas que caíram com os fortes ventos.

Parte do telhado do clube do Santa Cruz foi levada, e os vestiários ficaram parcialmente destruídos. Uma árvore de grande porte da praça em frente ao clube também foi derrubada.

A queda de árvores também foi a responsável por deixar bairros sem energia. A maioria dos casos foi relatada na noite de sexta-feira, 3, e no sábado, 4. No entanto, no domingo, 5, os bairros Lagoa Vermelha, Guarapó, Americana e Mirandas ainda sofriam com a falta de eletricidade.

Em nota, a concessionária de energia Elektro informou que “intensificou o efetivo de funcionários após o sistema elétrico ter sido atingido durante o temporal, em várias regiões atendidas pela concessionária”.

Diz ainda que, “além do reforço das equipes em campo, o Centro de Operações em Campinas realiza o monitoramento da situação e prioriza o atendimento a hospitais, unidades de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos”.

“Em período chuvoso, a distribuidora pede o apoio e a compreensão da população, já que temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica, e reforça que disponibiliza todo o contingente em campo e na operação, para que o sistema volte a operar normalmente”, conclui a nota.

A falta de energia também foi responsável pelo atraso na impressão e, consequentemente, na distribuição da edição deste final de semana do jornal O Progresso de Tatuí.

O temporal, que também atingira a cidade de Itu, onde o semanário é impresso, ficou sem energia elétrica até o início da tarde de sábado, 4, tendo a edição desta semana sido impressa por volta das 15h do sábado, e a distribuição, realizada na manhã de domingo, 6.