Temporada do “Tradição e Raiz” tem início no Largo do Mercado de Tatuí

Apresentação acontece neste domingo (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, faz neste domingo, 3, às 9h30, na feira livre do Largo do Mercado de Tatuí, próximo à praça Anita Costa, a abertura da temporada 2024 do Projeto Tradição e Raiz.

A apresentação é do grupo de viola Alma Cabocla, com repertório de clássicos da música de tradição e raiz e de modas de viola.

O “Alma Cabocla” foi criado em Tatuí no dia 21 de junho de 2021 e teve como incentivador o radialista Helinho Beijo-Frio, nome artístico de Aurélio Serrão Corrêa.

Além de reunir amigos, tocar viola e cantar, o grupo de viola tem o objetivo de homenagear o poeta tatuiano Paulo Setúbal, que iniciou a trajetória literária com o livro “Alma Cabocla”. Atualmente, possui 15 integrantes, entre iniciantes e veteranos, e é coordenado por Godoy Nogueira.

O Projeto Tradição e Raiz terá edições mensais aos domingos, na feira livre do Largo do Mercado.

Coordenador

Antônio de Godoy Nogueira nasceu em Tatuí no dia 7 de janeiro de 1955. Morou em Guarulhos, entre os anos de 1956 e 2014, quando retornou à cidade natal.

Aos 47 anos de idade, ganhou a sua primeira viola, do amigo violonista Antônio Nunes de Brito, e começou a ter aulas semanais com Nestor da Viola, da dupla Nestor e Nestorzinho. A partir de 2003, o violonista Adauto Rodrigues passou a treiná-lo solo e acompanhamento.

Entre os anos de 2005 e 2014, formou a dupla Oscar Neto e Godoy Nogueira, em Guarulhos, dupla esta que, em 2006, obteve o 1º lugar no “1º Festival de Música Sertaneja de Mogi das Cruzes”, defendendo a querumana “Pedra 90”, composta por Rivaldo José e Brazando.

Também em Guarulhos, de 2005 a 2008, participou do grupo Viola e Paz, comandado pelo músico Amauri Falabela. Depois, de 2008 a 2014, integrou o grupo de viola Alma Caipira, naquela mesma cidade.

No ano de 2018, formou, com o músico José Carlos Severino, a dupla tatuiana Toninho e Zezinho, que participou do Festival de Música de Botucatu classificando a música “Casinha”, de Nunes de Brito e Adauto Rodrigues, entre as dez melhores do certame.

Godoy Nogueira também coordenou, em 2019, o grupo Tatu Viola, com apresentação na Festa da Padroeira de Tatuí.