Técnicos da prefeitura e Condephat avançam para tombar o ‘Mercadão’

“Nilzo Vanni” recebeu avaliação para concretização de decreto municipal

Condephat envia diretrizes de tombamento para análise da prefeitura (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura de Tatuí realizou mais um passo rumo ao tombamento, de âmbito municipal, do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, conhecido como Mercadão.

No dia 20, uma equipe técnica do Executivo, acompanhada pela comissão do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat) – que realizou o documento técnico de tombamento -, esteve no local para analisar o processo, encaminhado para a realização de decreto municipal.

A minuta do decreto para o tombamento do Mercado Municipal como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município, de forma irrevogável, foi encaminhado pelo Condephat para análise da prefeitura.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, “os técnicos da prefeitura analisaram diversos pontos que o conselho do patrimônio sugere que estejam presentes no decreto, que, se concedido, após este estudo não podem ser mais alterados”.

O pedido de tombamento do prédio foi feito em virtude “de sua beleza arquitetônica imponente no centro da cidade, de sua importância como espaço de lazer, consumo e relações sociais e afetivas de toda a sociedade local, que abrange um público diverso, de diferentes idades e classes sociais”, conforme anunciado pelo Executivo.

“É raro o tatuiano que não tenha alguma memória com o edifício, com os comerciantes que ali trabalharam ou ainda trabalham e com os produtos lá vendidos. Sendo assim, esta comissão propõe o tombamento do edifício do Mercado Municipal de Tatuí”, diz um trecho do relatório do pedido de tombamento, elaborado pelo Condephat.

Além do secretário Sinisgalli, estiveram presentes na visita o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; a arquiteta da prefeitura, Fabíola Ribeiro; o engenheiro civil da prefeitura, Leonardo Cabaixo Spada; o turismólogo da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião; o servidor municipal Antônio Celso Fiúza Júnior; o representante do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Thony Guedes; e a arquiteta do Condephat, Maira de Camargo Barros.

História

O atual Mercado Municipal de Tatuí foi inaugurado em 1914, sendo o segundo na cidade. O primeiro, era localizado na rua11 de Agosto, esquina com a rua Coronel Lúcio Seabra.

A última reforma das dependências do atual Mercado Municipal aconteceu na administração do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (2005/2012).

A primeira mudança na estrutura do prédio foi na administração do ex-prefeito Olívio Junqueira (1957/1960). À época, foi incorporada a parte nova, do lado esquerdo de quem olha da fachada, à construção antiga. A penúltima reforma ocorreu na administração Wanderley Bocchi (1989/1992).