Teatro ‘Procópio Ferreira’ recebe a peça ‘Cordel do Amor Sem Fim’





Pedro Gonçalves

Espetáculo será encenado por integrantes da companhia de teatro ‘Atores em Conserva’

 

O teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, recebe hoje, domingo, 11, às 19h, apresentação do espetáculo teatral “Cordel do Amor Sem Fim”, com texto de Claudia Barral, direção de William Priante e apresentado pela companhia de teatro “Atores em Conserva”. A apresentação tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415.

O espetáculo, cuja estreia ocorreu no ano de 2013, recebe apoio de “Os Geraldos”, Projeto Ademar Guerra, Poiesis Organização Social de Cultura, Oficinas Culturais, governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Tatuí e Departamento de Cultura e Turismo.

A companhia Atores em Conserva é formada por alunos recém-formados pelo Conservatório, “que buscam se aprofundar em técnicas teatrais, trabalho de atuação e técnicas de palco”.

“Diante da perspectiva de uma profissionalização, encontramos no Projeto Ademar Guerra uma junção de nossos objetivos: crescer, fomentar e profissionalizar o teatro no interior do Estado de São Paulo”, afirmam eles, que recebem orientação do projeto.

No final de 2012, o grupo iniciou pesquisa de texto e elegeu “Cordel do Amor Sem Fim”, da escritora baiana radicada em São Paulo Claudia Barral.

“A escritora, assim como o texto, deixaram-nos encantados pelo universo ribeirinho e pela história de Teresa. Dessa forma, desenvolvemos nosso primeiro trabalho”, destacam.

Atualmente, eleito pelo Projeto Ademar Guerra como “um dos espetáculos de grande nível e excelência artística”, a montagem está em circulação por diversas cidades, desde o mês de fevereiro, tendo, inclusive, participado do Fringe – Festival de Teatro de Curitiba, em março.

“Cordel do Amor Sem Fim” narra a história de três irmãs habitantes da pequena cidade de Carinhanha, no interior da Bahia: Teresa, Carminha e Madalena.

Teresa, a mais jovem das três, vai ao cais buscar farinha no dia em que preparam o almoço do noivado dela com José. Porém, “surpreendente” acontece e faz com que ela desista do noivado, transformando a vida da família em uma constante espera: a menina apaixona-se por Antônio, um viajante que promete voltar para buscá-la.

Para contar a história, uma trupe de vendedores e contadores de cordel multiplica-se nessas personagens do caso de amor de Teresa e Antônio, conduzida por uma figura central, o narrador, o responsável por dar o tom à brincadeira, organizar a sequência das cenas e desvendar os mistérios por trás dos acontecimentos.

“Tudo isso é embalado por lindas canções que remetem ao universo romântico e fantasioso do sertão”, aponta o grupo teatral.

Recomendado para maiores de 12 anos, “Cordel do Amor Sem Fim” tem no elenco: Dimitri Souza e Souza, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Ju Assis e Rose Tureck, além dos músicos Maria Taddei, Rafael Gandolfo Scherk, Lala Nelly e Diego Guedes.

A iluminação é de William Priante, Lucas Gonzaga e Dimitri Souza e Souza e a cenografia, de Jorge Colina, com consultoria de Jaime Pinheiro.