‘Teatro a Bordo’ leva intervenções artí­sticas até a praça Paulo Setúbal





A praça Paulo Setúbal (Praça do Barão) sedia na sexta-feira, 13, e sábado, 14, apresentações artísticas do projeto “Teatro a Bordo”, ação da CCR SPVias, por meio da lei de incentivo do Ministério da Cultura e apoio do Instituto CCR.

No projeto, um contêiner que vira palco, iluminado com energia solar, estacionará na praça e realizará diversas atividades gratuitas. A ação tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Desenvolvimento Turístico.

O projeto tem quase oito anos de estrada e foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Nesta temporada, porém, o contêiner-palco se transformou.

Os criadores decidiram gerar a eletricidade que ilumina os espetáculos e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos 15 e 18 em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz nos espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

“Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela, suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

“Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até 2.000 pessoas em uma única apresentação”, completa.

Programação

O Teatro a Bordo tua com personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de “trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos”.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. “Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação”, acentua a produção.

Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. Na sexta, às 10h e 14h, os artistas visitarão escolas municipais, realizando brincadeiras; às 17h, ministrarão a oficina “Bonecos Brincantes”, que ensinará como fazer bonecos utilizando materiais recicláveis e, em seguida, farão um cortejo de “chegança” pelas ruas da cidade.

Já no sábado, 14, também será realizada a oficina “Bonecos Brincantes”, às 14h, e apresentados os espetáculos teatrais “Embornal de História”, às 16h30, que conta a trajetória de dois contadores e suas experiências de viagens pelo mundo, e “De Sol a Sol”, às 20h, que retrata as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Às 18h, haverá apresentações de artistas da cidade.

Segundo o relações institucionais da CCR SPVias, Alexandre Conrado, também serão realizadas outras atividades. “Haverá apresentação de artistas de Tatuí, que visa à valorização da cultura local. Além disso, serão exibidos vídeos com temas relacionadas a arte e educação”, afirma. Todas as atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades.