Tatuianos representam 16,3% dos atletas inscritos em etapa de tênis

Competição realizada pela LRT em Conchas é a segunda da temporada

136
Célio Siqueira (direita) enfrentou Robson Merlin, de Conchas, pela categoria 35 anos (foto: Divulgação LRT)
Da redação

Teve início no final de semana anterior a segunda etapa da temporada 2021 da LRT (Liga Regional de Tênis). Após a primeira ser promovida na Academia Smash, em Sorocaba, a nova competição é a “CRB Open”, realizada no CRB (Centro Recreativo e Beneficente), de Conchas.

Para o evento, a LRT recebeu inscrições de 92 tenistas de diversas cidades da região, em dez categorias distintas. Entre os atletas, 15 são tatuianos, representando 16,3% dos participantes do torneio.

No primeiro fim de semana de disputas, os tatuianos obtiveram aproveitamento de 50%. Em dez partidas, foram cinco triunfos de representantes do município, com destaque para Renato Orsi, que venceu dois jogos.

As vitórias de Orsi foram conquistadas em duas categorias. Pela intermediária “A”, o tenista derrotou Thiago Fraletti, de Pereiras, por 2 sets a 0 (6 a 1 e 6 a 1). Pela categoria geral, Orsi também ganhou por 2 sets a 0 (6 a 0 e 6 a 1), desta vez, do sorocabano Sérgio Medeiros.

Ainda pela geral, o tatuiano Luciano Bueno saiu vencedor de confronto “acirrado” com Tiago Sartori, de Conchas, por 2 sets a 1 (5 a 7, 7 a 5 e 12 a 10). Já José Lino foi superado por Vinícius Pereira, de Pereiras, por 2 sets 0 (1 a 6 e 5 a 7).

Lino também participa da categoria 35 anos, na qual enfrentaria Fernando Kel, de Sorocaba, mas venceu por WO. Na mesma categoria, o tatuiano Célio Siqueira perdeu para Robson Merlin, de Conchas, por 2 sets a 0 (5 a 7 e 4 a 6).

Na categoria iniciante, Norton Batista e Maycon Pereira são os únicos tatuianos inscritos. Batista acabou superado por André Bastos, de Itapetininga, por 2 sets a 0 (6 a 0 e 6 a 0). Já Maycon derrotou Leandro Cardoso, de Conchas, também por 2 sets a 0 (6 a 1 e 6 a 0).

Na modalidade feminina, Tatuí conta com Carol Reginato e Isadora Grando, ambas na categoria intermediária. No entanto, as duas tenistas acabaram derrotadas: Carol perdeu para Talita Pereira, de Itapetininga, por 2 sets a 1 (6 a 3, 2 a 6 e 8 a 10); e Isadora foi superada por Fabrina Caramanti, de Sorocaba, por 2 sets a 0 (2 a 6 e 3 a 6).

Sete tatuianos ainda não estrearam no CRB Open: Herbert Marques, pela categoria 35 anos; Sérgio Orsi e Edson Tambelli, ambos na 50 anos “A”; Alberto Moreira, na 50 anos “B”; Luís Gustavo Martins, pela intermediária A; e Matheus Pereyra e Ary Neto, pela intermediária “B”.

Protocolo

A segunda etapa da temporada estava prevista para ser disputada entre os meses de março e abril. Contudo, devido à pandemia, a LRT suspendeu por cerca de dois meses a primeira etapa, em Sorocaba, adiando o início da competição seguinte.

Para a realização do evento, a liga adotou um protocolo de segurança para seguir seguido pelos participantes. Ele permite a entrada de um acompanhante por jogador somente durante a partida dele.

Os organizadores distribuem senhas, de 1 a 15, a acompanhantes e torcida para acesso às quadras. Porém, só podem acompanhar as partidas sócios, participantes do torneio e patrocinadores, atendendo à restrição máxima de 15 pessoas.

No CRB, é feita a aferição de temperatura, sendo permitida a entrada e permanência somente de pessoas utilizando máscaras de proteção. Frascos de álcool em gel são disponibilizados na entrada do centro e no acesso às quadras.

Ainda conforme o protocolo da LRT, os participantes só podem tirar a máscara durante a partida, devendo colocá-las novamente assim que saírem da quadra.

Os assentos dos tenistas são higienizados a cada partida. Já em caso de sintomas gripais ou contato com alguém confirmado pela Covid-19, não é permitida a ida ao CRB, devendo comunicar os organizadores da etapa.

3ª etapa

Simultaneamente à segunda etapa da temporada, a LRT já está recebendo inscrições para a etapa seguinte. O próximo torneio será disputado na Academia Top Tennis, pertencente ao Esporte Clube São Bento, em Sorocaba, entre 10 de julho e 8 de agosto.

Para o denominado “1º Aberto Cosfer de Tênis”, a organização recebe matrículas até 4 de julho, um domingo, para 14 categorias. As etapas são segmentadas, de acordo com as faixas etárias dos atletas: até 12 anos, 14 anos, 25 anos, 50 anos “A” e “B”, iniciante, principiante, intermediária A e B, geral e especial. Ainda há as categorias femininas “A”, “B” e geral.

Os tenistas interessados podem competir em até duas categorias. O valor da taxa de inscrição de uma categoria é de R$ 70 e de duas, R$ 110. As matrículas devem ser realizadas pelo site (www.ligaregionaldetenis.com.br) ou em contato com Ary Neto, através do telefone (15) 99773-1914.