Tatuianos participam de ato contra a ‘PEC da Blindagem’ em SP

Parte dos tatuianos na manifestação (Foto: Divulgação)
Da redação

Cerca de 40 tatuianos participaram do ato contra a chamada “PEC da Blindagem” e o “PL da Anistia” realizada em São Paulo, no domingo da semana passada, 21. Os interessados em compor a manifestação se inscreveram via formulário de forma gratuita, disponibilizado pelo Movimento Popular Práxis.

A locomoção, que teve saída de frente à paróquia São Roque, na rua 11 de Agosto, foi custeada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo vereador local do partido, Kelvin Joelmir de Morais. Conforme informado pelos manifestantes, “tudo ocorreu de forma pacífica e sem violência policial”.

No dia, milhares de pessoas foram às ruas em diversas cidades do país para protestar contra as duas propostas em discussão no Congresso Nacional: a chamada “PEC da Blindagem” e o “PL da Anistia”. Os manifestantes afirmaram que ambas “representam ameaças à democracia e ao sistema de responsabilização de autoridades”.

A PEC da Blindagem prevê mudanças que dificultariam a abertura de processos contra deputados e senadores, ampliando o foro privilegiado e tornando necessário o aval do próprio Congresso para que investigações contra parlamentares avancem.

Já o PL da Anistia busca perdoar ou atenuar penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o que, segundo os participantes dos atos, “configura um cenário de impunidade”.

Expressões como “Congresso inimigo do povo” foram entoadas em cartazes e discursos. Além disso, artistas, movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda e centro-esquerda participaram dos atos, que também tiveram caráter cultural, com shows e símbolos nacionais sendo utilizados para “reforçar a defesa da soberania e das instituições”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui