
Ciclistas de praticamente toda a região estiveram em Tatuí para competição especial no fim da semana passada. No domingo, 4, eles participaram da 1a edição do Eco Biker, evento que leva o nome do município e que rendeu para a cidade várias colocações.
Os tatuianos dominaram as disputas no quesito participação. Eles representaram quase metade do número de atletas nas diversas categorias. No total, ciclistas de 19 municípios disputaram o evento na soma das provas individuais, duplas e voltadas para PNE (portador de necessidade especial).
Estiveram em Tatuí, atletas de Boituva, Capela do Alto, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Indaiatuba, Iperó, Itapetininga, Itu, Paulínia, Quadra, São Miguel Arcanjo, São Paulo, Salto de Pirapora, Sorocaba, Sumaré, Tietê e Votorantim.
Com largada às 8h30, a Eco Biker registrou inscrição de atletas em três percursos: sport, pró e turismo, nas distâncias de 57 km, 36 km e 20 km, respectivamente.
A sport e a pró contaram com participação de homens e mulheres. Também houve disputas na categoria PNE. As provas tiveram largadas sequenciais, às 8h45 e às 9h. Os pódios para as premiações foram formados no período da tarde, às 13h.
Durante o evento, o público pôde acompanhar partidas de horseball (espécie de jogo de futebol no qual os atletas competem montados a cavalo). A organização também levou para o dia de competições um espaço para crianças, com playground, além de praça de alimentação com música ao vivo.
Já os competidores tiveram à disposição os chamados “bike parking” e “bike wash”, pontos de estacionamento e lavagem das bicicletas. Os espaços puderam ser utilizados pelos competidores antes e depois das provas.
O percurso mais longo, o sport, contou com participação de 125 atletas na categoria masculina. O 1o lugar da categoria geral ficou com Euller Magno Rabelo, da equipe Tavares Bicicletaria, de Tatuí, com tempo de 1h25min38s.
Em 2o e 3o estiveram Bruno Boscardin Ribeiro, da Flex, de Votorantim, com 1h26min41s; e Gabriel Casanova Palma, da ACT (Associação Ciclistas de Tietê), em 1h30min28s.
Ainda na sport, o pódio dos atletas de 14 a 17 anos ficou com o tatuiano Luan Melgarejo. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h37min13s. O vice-campeonato ficou com Gerson Vieira de Camargo Júnior, também de Tatuí, com 1h39min14s. Em 3o lugar, esteve Daniel Pereira dos Santos, de Tietê. O ciclista finalizou a competição com a marca de 2h02min58s.
Entre os atletas de 18 a 24 anos, Ramon Perez Domingues sagrou-se campeão. O ciclista de Tatuí terminou a disputa com o tempo de 1h37min16s. Augusto Meneguel Soares e Guilherme Rosa terminaram em 2o e 3o, respectivamente. Soares competiu por Tietê e Rosa, pela cidade de Sorocaba.
Na categoria 25 a 29 anos, da sport, Tatuí contou com dois representantes. Trata-se dos atletas Ruan Peterson Domingues, campeão no tempo de 1h37min53s, e de Tiago Aparecido de Souza, 3o lugar, com a marca de 1h45min13s. O vice-campeonato ficou com Diego Augusto Rodrigues Machado, de Porto Feliz.
A mesma classificação se repetiu entre os ciclistas de 30 a 34 anos. Os tatuianos Luis Antonio de Souza e Juliano S. Almeida ocuparam o 1o e o 3o lugar do pódio. Souza sagrou-se campeão com o tempo de 1h37min44s; já Almeida conquistou a posição ao cruzar a linha de chegada na marca de 1h40min34s.
Capela do Alto completou o pódio com o ciclista Benedito Augusto Martins de Oliveira. Ele disputou pela equipe Pedal Off-Road, terminando em 1h38min50s.
Na categoria disputada por atletas de 35 a 39 anos, Tatuí levou o 3o lugar. A posição foi ocupada pelo ciclista Donizeti Aparecido Rodrigues, que terminou a competição em 1h41min02s. O título de campeão ficou com João Leandro Pantojo, de Boituva; e o de vice com Gilson Fernando da Silva, de Paulínia.
Marcelo de Almeida Carvalho, Luiz Antonio Tenorio Junior e Marcelo dos Santos Silva terminaram a prova entre os ciclistas de 40 e 44 anos como campeão, vice e 3o lugar, respectivamente. Os dois primeiros representaram Itu; o outro, Boituva.
Tatuí levou o 1o e o 2o lugar entre os ciclistas de 45 a 49 anos. As posições foram obtidas por Artur Massati Watanabe e Derly Cassemiro. Completou o pódio o ciclista Robson Dias de Moraes, de Porto Feliz, com o tempo de 1h56min50s.
Os atletas locais também figuraram pódio entre os competidores com idades de 50 a 54 anos. Jocelyn Fiusa e Ney José Dias terminaram a disputa em 2o e 3o lugar. O título de campeão ficou com Valdir Matos, de Tietê, com a marca de 1h43min12s.
Na disputa dos 60 anos em diante, compuseram o pódio Tomas Adelino Junior, de Tatuí, como campeão; Gabriel Felix de Oliveira, de Capela do Alto, como vice-campeão; e Arnaldo Mirandola de Farias, de São Paulo, em 3o lugar.
Das 12 duplas que disputaram o percurso, três ocuparam o pódio. Venceram a prova os ciclistas Marcel Wilson Peixoto Soldan e Kelly Cristina Gobi, de Jundiaí. Em 2o lugar estiveram Raquel Spadotto e Tales Silva, de Laranjal Paulista; em 3o, os ciclistas, Rita de Cássia Moraes Andreazza e Gustavo Midorikawa, de São José dos Campos.
Ainda entre os homens, houve premiações para sete faixas etárias da categoria pró. Tatuí faturou títulos com Thallys (2o lugar na categoria disputada por atletas de 18 a 24 anos); Douglas Oliveira Pinto e Thiago Rodrigues de Almeida (2o e 3o lugar, 25 a 29 anos); Rafael Delaroli Bazzo, Gabriel Henrique de Aquino e William Fernandes Vieira (campeão, vice e 3o lugar, 30 a 34 anos).
Também conquistaram prêmios na disputa da pró os tatuianos Dionisio de Souza Neto (2o lugar, 35 a 39 anos) e Sandro Rodrigues (2o lugar, 40 a 44 anos).
Entre as mulheres, o melhor desempenho na sport ficou com Valquiria Oliveira, que conquistou o 3o lugar entre as ciclistas de 35 anos ou mais. Representaram o município, ainda, Isabela Malavolta Luz, Regiane de Camargo Barros, Flaviana de Campos Orsi Fiusa, Graciane Batista Evangelhista, Fernanda Mendes Vieira Fernandes, Cecília Burti Junqueira e Gislene Theodoro.
Na classificação geral da pró, Pamela Layara Silveira Gomes, de Tatuí, ficou em 1o lugar. As demais posições (2o, 3o e 4o lugares) estiveram, respectivamente, com Gabriela Lopes de Oliveira, de Itapetininga; Maria Betânia Gouveia Granja, de Tatuí; e Graziele Aparecida Fernandes, de Itapetininga.