O empresário tatuiano José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga Peixoto), eleito deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal), tomou posse do primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na sexta-feira, 1º.
A cerimônia, que incluiu o juramento de respeito à Constituição, aconteceu no auditório “Ulysses Guimarães”, reunindo os 513 deputados federais eleitos e reeleitos em outubro de 2018 para o mandato de quatro anos.
O tatuiano foi eleito como o candidato a deputado federal mais votado no município. Guiga conquistou 31.718 votos no estado, o equivalente a 0,15% de todos os válidos em São Paulo. Somente em Tatuí, foram 17.485, 32,31% do total.
Este é o primeiro mandato do político como deputado federal, assim como 47,6% dos representantes na atual formação do Congresso. Este ano, a composição apresenta o maior percentual de novatos entre os 513 deputados que tomaram posse, somando 244 estreantes.
A Casa ainda será composta por 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT tem 56 deputados e a do PSL, 52. São os dois partidos com mais deputados federais eleitos. Em seguida, aparecem PP (37), MDB (34) e PSD (34).
São Paulo está representado por 70 deputados. O PSL ocupa dez cadeiras das destinadas ao estado. A legenda poderia preencher até 16 vagas, contudo, os outros candidatos não atingiram o número mínimo de votos exigidos (30 mil).
A assessoria do deputado informou a O Progresso que, no primeiro dia de trabalho, Guiga recebeu, no gabinete dele, em Brasília, a prefeita de Itapetininga Simone Marquetto (MDB) e o vereador Hernando Aquino (PV), da Câmara Municipal de Boituva.
Na segunda-feira, 4, o deputado participou da primeira sessão no Congresso.
Em entrevista a O Progresso, ainda antes da posse, o deputado afirmou que, entre outros trabalhos voltados ao desenvolvimento da região, pretende defender reformas fiscais, tributárias e da Previdência.
No Congresso, o deputado federal reiterou que tem planos para fortalecer Tatuí e as cidades da região.