Da redação
O tatuiano Danilo Ricardo Simon Manis alcançou a principal meta profissional dele na manhã desta segunda-feira, 21. O árbitro assistente estreou na Copa do Mundo, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar.
Manis foi escalado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para a segunda partida do Mundial, que teve início na tarde de ontem. Ele bandeirou a estreia de Inglaterra e Irã, pelo grupo B, iniciada às 10h e finalizada por volta das 12h10, com goleada inglesa pelo placar de 6 a 2.
O tatuiano integra um dos dois trios de arbitragem selecionados para Copa do Mundo, juntamente com o árbitro Raphael Claus e o árbitro assistente Rodrigo Figueiredo. A participação deles, assim como a de outros 126 profissionais de arbitragem no Catar, foi anunciada pela Fifa no dia 19 de maio.
Em entrevista ao jornal O Progresso de Tatuí, publicada em janeiro de 2019, Manis havia afirmado que a principal meta profissional dele era a de bandeirar em uma Copa do Mundo, apesar de, ele reconhecer as dificuldades para alcançá-la.
“Há uma série de escadas, e elas não são retas, para que eu faça isso e aquilo, para chegar a ser selecionado para os eventos maiores”, admitiu. “Tem que ser jogo a jogo, bem feito, limpo, e estar preparado para quando a oportunidade chegar”, complementou o árbitro assistente, na ocasião.
Manis está concentrado no Catar há duas semanas. A participação do trio de arbitragem integrado pelo tatuiano em uma nova partida da Copa do Mundo dependerá de avaliação da Fifa sobre a atuação de cada trio nas respectivas partidas e a campanha da Seleção Brasileira – a arbitragem não pode ser escalada em jogos das seleções do país natal dela.