Da reportagem
A tatuiana Tainá Grazina da Silva, aluna do curso de turismo da Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), do campus de Sorocaba, está realizando o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado “Os usos turísticos da música em Tatuí: um estudo sobre a ‘Capital da Música’ enquanto destino de Turismo Musical”, que é uma extensão da Iniciação científica “Análise dos usos turísticos da música e Turismo Musical em Tatuí.”
Para o projeto, Tainá elaborou um questionário destinado aos moradores de Tatuí, através do link https://forms.gle/vbFVCVR7sQZmZScp9.
Segundo ela, mesmo ainda em andamento, parte do TCC foi selecionado para ser apresentado no evento acadêmico “New challenges for tourism in Latin America”, promovido pela Association for Tourism and Leisure Education and Research (Atlas) Latin America, que ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, na Universidad Externado de Colombia, em Bogotá, na Colômbia.
“Para eu levar meu trabalho para a Colômbia, preciso que o questionário seja respondido pelo maior número de pessoas possível”, explicou Tainá. As pesquisas dela se desenvolvem sob a orientação da professora Beatriz Veroneze Stigliano.
De acordo com a estudante, o turismo musical é um nicho pertencente ao segmento do turismo cultural, consistindo no ato de viajar para um local com o objetivo de encontrar manifestações musicais através de festivais de música, apresentações musicais, festas populares, visitas a equipamentos culturais como museus e teatros, visitas a cidades relacionadas à música e a participação em roteiros turísticos com temática musical (por exemplo, um city tour que percorre locais por onde passaram músicos importantes), entre outras maneiras.
“O objetivo geral deste estudo é compreender os usos turísticos da música em Tatuí e a possibilidade de desenvolvimento do turismo musical, principalmente por conta do seu Conservatório Dramático e Musical”, contextualizou.
Tainá relatou que o projeto busca “explorar a história da música e patrimônio musical de Tatuí”, com a realização de um levantamento dos principais equipamentos, monumentos e eventos relacionados à música no município, “a fim de analisar a música no âmbito turístico do município, averiguando o potencial dele em relação à criação de produtos voltados para o turismo musical”.
“Com o trabalho, quero investigar uma já possível existência deste segmento turístico na cidade e buscar fomentar discussões sobre ele no território brasileiro, haja vista a escassez de trabalhos em português referentes ao tema no país, mesmo diante de nossa riqueza musical”, pontuou Tainá.
Para a elaboração do trabalho, ela elaborou um estudo exploratório por meio de fontes como o Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) de Tatuí, políticas públicas municipais, reportagens e publicações científico-acadêmicas sobre o tema e o objeto estudado.
“Também foi realizado um trabalho de campo, em que foram fotografados monumentos, equipamentos e espaços ligados à música em Tatuí”, complementou.
Taina afirmou que também desenvolve o projeto com o intuito de compreender a relação dos moradores com a música, a participação da comunidade nos eventos musicais da cidade e se os residentes percebem a “Capital da Música” com potencial para desenvolver o turismo musical.
“O questionário é fundamental para eu ter embasamento sobre isto”, reforçou a estudante. No decorrer do trabalho, Tainá constatou que as manifestações musicais exerceram um papel significativo na formação histórico-territorial de Tatuí. “A relação da música com o turismo se dá desde o início do planejamento turístico do município, assim como o PDT municipal prevê o uso da música no turismo com o intuito de fomentar a atividade, além de fortalecer e valorizar o título de “Capital da Música”, ressaltou.
Para a estudante, o turismo musical já ocorre em Tatuí, devido às pessoas que viajam para participar dos eventos musicais ou para estudar ou lecionar no Conservatório.
Ela salientou que, ainda assim, o município tem potencial para criar mais produtos voltados, exclusivamente, para a música, além de se promover como um destino do segmento turístico musical, por meio não apenas de eventos musicais, mas através de rotas temáticas.
“O desenvolvimento deste tipo de turismo na cidade poderia fazer surgir propostas de educação sobre o patrimônio musical tatuiano, com ações voltadas tanto para a comunidade local como para os turistas”, finalizou Tainá.
Para a futura turismóloga, o fato de Tatuí estar classificada como município de interesse turístico (MIT), é um incentivo para se desenvolver o turismo local, além de inserir mais ações em prática.
“Não podemos falar de turismo sem antes citarmos os moradores. Um destino só é bom para o turista se for bom para o morador”, sustentou Tainá.
Segundo a estudante, para que o segmento turístico seja desenvolvido de uma “forma sólida”, é necessário que o poder público “ouça o que a comunidade tem a dizer, como sugestões, planos e ideias”.
“Também é preciso encontrar meios para que os residentes reconheçam e valorizem o potencial de sua cidade, de sua cultura e da sua história, principalmente no âmbito musical”, concluiu Tainá.
Excelente TCC dessa tatuiana, está de parabéns pelo olhar com amor p nossa cidade, visando o crescimento turístico que traz inúmeras vantagens ao município além de gerar empregos!
Parabéns Tainá pelo seu desempenho com a música e também com o compromisso com o município que estarão observando de uma outra forma o guanto Tatuí é valioso por ser a capital da música, parabéns e muito sucesso nessa busca de sempre trazer o melhor 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏