Tatuiana Bia Bonduki usa memórias de vida em livro de estreia

A escritora Bia Bonduki (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação

A escritora Bia Bonduki receberá, nesta terça-feira, 12, na Livraria da Vila, em São Paulo, amigos e leitores para uma noite de autógrafos em torno de “Até Contentar o Coração”, primeiro livro de autoria dela.

Lançado em novembro de 2022, o romance de autoficção tem base no arquivo pessoal de Bia. Editado pela Eita Editora, ele conta uma história real de amor que se iniciou na adolescência.

“Eu queria escrever um livro, mas tinha uma ideia completamente diferente. Fui fazer um exercício de escrita e, quando vi, a história estava escolhida”, conta a escritora.

A história aborda o relacionamento dela com “Ricardinho” (nome fictício dado a um americano que conheceu aos 16 anos), durante um intercâmbio para os Estados Unidos.

“O relacionamento, por vezes platônico, por vezes romântico, acompanhou a chegada da vida adulta e das idiossincrasias da fase”, conta a autora.

A obra foi desenvolvida durante a pandemia de Covid-19, quando Bia, junto a diários, cartas e históricos de conversas online, encontrou os detalhes que constituíram essa relação de quase uma década.

Para o processo, a autora conta ter sido “necessário não só dedicação, mas nervos de aço: o assunto havia sido dado como encerrado por mim muitos anos antes, e revivê-los foi uma experiência emocionalmente intensa. Porém, fazê-lo foi determinante para criar uma história forte, em que a realidade dá o tom à narrativa”, finaliza.

Filha de tatuiana, Bia diz ter se inspirado na avó, Cida Fogaça, para escrever. “Ela sempre fez contos e poesias, além das colaborações que constantemente publicava n’O Progresso de Tatuí. A escrita fez parte do meu ambiente familiar”, relembra a autora, que cresceu criando histórias durante as aulas.

Em maio de 2023, ela esteve na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” para uma palestra com alunos do colégio Gênesis. Na ocasião, debateram a ideia de morar fora do Brasil, a chegada da vida adulta e o processo de escrita do livro.

Para 2024, a escritora planeja um ano em turnê de divulgação, enquanto prepara um outro livro, de poesias. Uma noite de autógrafos em Tatuí faz parte do roteiro.