Da redação
Após reunião na prefeitura municipal nesta quinta-feira, 2, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção facial em Tatuí.
Em documento formalizado no encontro, o comitê afirma que, para a decisão, considerou o aumento do número de casos da doença no município e a necessidade de conter-lhe a transmissão.
A recomendação do uso de máscara se dá, sobretudo, para pessoas do grupo de risco e imunossuprimidos, com mais de 60 anos e gestantes, aos não vacinados e/ou pessoas que ainda não receberam a imunização completa e com sintomas gripais.
O comitê também sugere a utilização da máscara para todas as pessoas em locais com maior risco de transmissão, como espaços fechados ou eventos com aglomeração frequente, escolas e repartições públicas municipais.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) de Tatuí, Rosana Oliveira, “é importante que todas as pessoas utilizem o equipamento de proteção, pois, com esse aumento do número de casos, a máscara é a única coisa que impede o ciclo de transmissão”.
Segundo dados da VE, a cidade, que registrou menos de cem casos por quase dois meses consecutivos, voltou a ultrapassar esse número “com folga” no mês passado. Em maio, Tatuí teve centenas de casos positivos registrados em todas as semanas.
Pelos dados conferidos até a semana de encerramento do mês (de 28 de maio a esta sexta-feira, 3 de junho), por exemplo, Tatuí teve o número de casos positivos atingindo 460. A cidade não registrava número tão alto desde fevereiro.
Nestes sete dias (28 de maio a 3 de junho), o município ainda registrou 1.295 casos suspeitos, praticamente o dobro da semana anterior (de 21 a 27 de maio), e o triplo da anterior a essa (de 21 a 27 de maio).
Segundo Rosana, é de “alta importância” se vacinar e redobrar os protocolos sanitários contra a Covid-19. “Ainda mais neste período sazonal em que vivemos, com o aumento natural do número de casos gripais e a consequente dúvida se é gripe ou Covid, o que acaba superlotando as unidades de saúde”, completa.
O gripário municipal, por exemplo, segundo os dados divulgados pela prefeitura, registrou mais de 660 pacientes somente em três dias desta semana (segunda-feira, 30 de maio, quarta-feira, 1º de junho e quinta-feira, 2).
3ª dose para adolescentes
Nesta quarta-feira, 1º, a Secretaria Municipal de Saúde, pela Vigilância Epidemiológica (VE), iniciou a imunização dos adolescentes com idades entre 12 e 17 anos em Tatuí com a dose de reforço contra a Covid-19 – a terceira aplicação do imunizante nesse público.
A vacinação acontece em todas as seis unidades de saúde que prestam o serviço na cidade: UBS da vila Dr. Laurindo, UBS central (Postão), ESF CDHU, ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, ESF da vila Angélica e UBS do Santa Cruz. As unidades funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h.
Neste sábado, porém, acontece outro mutirão de vacinação com foco nos adolescentes, mas que também atende todos aqueles que precisam colocar a vacinação em dia. A campanha é realizada na UBS central, das 9h às 14h.
Para Rosana, “a importância da vacinação para este novo público é a mesma para todos, pois, através de estudos, o Ministério da Saúde viu que seria necessário o complemento da dose até mesmo nos mais novos”.
Rosana também informa que a dose foi liberada agora porque há vacinas suficientes para atender a esse público. A coordenadora ainda completa, afirmando que, “em futuro próximo, as crianças também completarão suas doses”.