Da redação
Uma combinação de aula de música, apresentação musical interativa e oficina para confeccionar instrumentos musicais será realizada em diversos equipamentos culturais da prefeitura de Tatuí neste final de semana.
Intitulado “Baião Responsável”, o projeto de Marjorie Mariano é baseado no repertório “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Forró Brasil”, de Hermeto Pascoal, e “Zanzibar”, de Edu Lobo.
A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira, 11, às 15h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, da prefeitura.
No dia seguinte, 12, é a vez do Museu Histórico “Paulo Setúbal” receber o espetáculo, às 16h; por fim, a última apresentação será no domingo, 13, às 10h, na Praça da Santa.
Conforme a idealizadora, o projeto “Baião Responsável” tem “o intuito de apresentar a temática de música regional como forma de ensinar ritmos brasileiros, ao mesmo tempo em que educa o cidadão a respeito da sustentabilidade ambiental”.
Durante o espetáculo, os espectadores serão convidados a se tornar músicos e artistas, compondo uma orquestra com instrumentos sustentáveis e recicláveis.
Para encerrar a apresentação, os professores irão tocar um breve repertório instrumental de baião, “já que a plateia agora será capaz de apreciar melhor o gênero musical, pois compreendem mais sobre o ritmo e estilo da música”, explica a idealizadora.
O projeto de Marjorie foi contemplado pelo edital de cultura 02/2021 – Concessão de Prêmios Inciso III, da lei federal 14.017/2020, a LAB (Lei Aldir Blanc), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020, e conta com apoio cultural da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.