Por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a prefeitura está trabalhando para definir os últimos detalhes da sétima edição da Feira do Doce, programada para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho, na Praça da Matriz, das 10h às 22h.
Considerado o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, a Feira do Doce está incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, por meio da lei estadual 15.844/2015. Ainda é reconhecida nacionalmente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A organização estima que, neste ano, serão comercializados mais de 250 tipos de doces, divididos em alas temáticas entre os 50 expositores.
Neste ano, os doceiros classificados para participar foram divididos em oito segmentos. Os produtores do gênero de bebidas são: Refrigerantes Vieira Rossi e Pinga dos Ramos; os produtos de milho, Cantinho Doce e Delícias de Milho.
Os doces tradicionais e artesanais serão produzidos por: Rancho Maricota, Receitas do Sítio, Doce Cidade, Doceria Pingo Doce, Sandra Doces, Oliveira Produtos Artesanais, Doces Caseiros Tatuí e Doces Caseiros Estrela Dalva.
Doces de festa e sobremesa serão confeccionados pelas empresas: Açaí Town, Padaria Onze, Raissa Confeitaria Artesanal, Vanilda Doces, Cookies & Cookies, Du Biel Cup Cakes & Cia., Doces Celina, Cris-Cricafé, Paula Juju – Lembrancinhas Comestíveis, Ottina’s Doceria Italiana, Cândida Doces, Sabores Ivone, Doceria e Confeitaria Dois Amores, Biscolim e Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Doces finos e brigadeiros “gourmet” estarão disponíveis nos estandes: Clara e Cia., Enrolado & Granulado, Confeitaria Elaine, Docicado Doceria e Brigadeiroteca. Chocolates serão comercializados na: Cocoshow, Cá…Brito Chocolates e Doces, Ana Banana Cone Trufado, Doçura, Chocolucia, Chocoretto e ShowColate Mania.
Bolos e tortas serão vendidos por: Gi Cakes e Doces, Cady e Cake, Sodiê Doces, Merceli Bolos e Doces, Atelier Anna Botelho, Doceria Doce Sabor e As Gêmeas Doces e Bolos.
Churros, crepes e pastéis doces estarão disponíveis por: Marielo Pastéis e Cia, Pastelaria Oliveira, Claudia Rauscher Buffet e Gastronomia, Huckinho e Luxux Eventos e Bru-Léo Pastelaria.
A seleção foi feita pela comissão organizadora da Feira do Doce, formada pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e pelos turismólogos do Departamento Municipal de Turismo, Jean Vinicios Sebastião, Rafael Halcsik Coutinho e Ana Stela das Dores Donzelli.
Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, a comissão adotou critérios técnicos para a seleção. A participação em edições anteriores da Festa/Feira do Doce ou em outros eventos gastronômicos semelhantes de grande porte, reconhecidos por lei estadual ou federal, foi um dos requisitos.
Ter estabelecimento comercial aberto ao público no ramo gastronômico de doces e possuir Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), atestando a fabricação de doces, eram alguns dos outros critérios que formaram pontuação, com o número máximo de cem pontos.
Sinisgalli ressalta que, atualmente, a Feira do Doce é o evento mais importante do município. “Além de movimentar muito o comércio, também fomenta todo o ‘trade’ turístico: restaurantes, hotéis, bares, lanchonetes e outros segmentos, pois a pessoa vem para comer o doce, mas também come um salgado, almoça e aproveita para ver as lojas”, destacou.
Na sexta edição da festa, em 2018, a prefeitura investiu R$ 100 mil e estima-se que ela movimentou, aproximadamente, R$ 600 mil durante os quatro dias. Cerca de 90 mil pessoas passaram pelo evento.
O secretário ainda salientou que o Festival de Música deste ano chega à terceira edição e deve trazer novidades.
Programação musical
Durante os quatro dias da feira, a Praça da Matriz sediará o 3o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos (Maestro Neves)”. O evento terá apresentações diárias no palco, com a participação de agrupamentos musicais dos mais variados gêneros.
Sinisgalli adiantou que as atrações ainda estão sendo definidas. Porém, o festival deve ser representado, em sua maioria, por agrupamentos do município. Um dos mais esperados são os músicos do Conservatório.
Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação da escola de música confirmou a participação do Conservatório na Feira do Doce não só com repertórios musicais, mas com apresentações de teatro.
Conforme divulgado pela instituição, vários grupos vão se apresentar durante a feira deste ano. Entre os confirmados, estão a Big Band, Banda Sinfônica, Cia. de Teatro, Grupo de Choro, Jazz Combo e Conjunto de Metais.
A abertura da feira será realizada no sábado, 6, às 11h, com concerto especial unindo a Big Band e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, levando uma seleção de canções da música popular brasileira.
No repertório, estarão: “Keçono” (Antônio C. Neves Campos), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Besame” (Flavio Venturini), “Coisas do Brasil” (Guilherme Arantes), “Verde” (Eduardo Gudin e J.C. Costa Neto), “Marambaia” (Henricão e Rubens Campos), “Baião de Lacan” (Guinga), “Gonzagueando” (Cyro Pereira) e “Pra Que Chorar / Tem Dó / Samba da Benção” (Baden Powell e Vinicius de Moraes, com arranjos de Marcelo Afonso, Antônio C. Neves Campos e Celso Veagnoli).
Ainda no sábado, às 17h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta o musical infantil “Viagem ao Céu”. Na peça, baseada na obra de Monteiro Lobato, os personagens Narizinho e Pedrinho relembram as aventuras da infância, no Sítio do Pica-Pau Amarelo e reencontram personagens como Cuca, Peixe Escamado, Burro Falante, Boneca Emília e Visconde de Sabugosa.
Conforme a companhia, entre uma narração e outra, o elenco canta algumas das canções que marcaram a infância de muita gente, como “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Emília”, “A Cuca te Pega”, “Lindo Balão Azul” e outras.
No domingo, 7, às 16h, a animação fica por conta do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, que apresentará músicas de compositores brasileiros consagrados, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e outros.
Na segunda-feira, 8, às 17h, o concerto é com o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo consagrado por criar arranjos inéditos e trabalhar o improviso em músicas conhecidas do repertório popular.
Nessa apresentação, o programa homenageia o samba e os compositores mineiros. A 7a Feira do Doce será encerrada na terça-feira, 9, às 20h00, com concerto do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí e “um repertório que, certamente, vai encantar a plateia de todas as idades”, destaca a instituição.