As chances de se conseguir emprego em Tatuí aumentaram nesta semana, de acordo com dados do Emprega São Paulo/Mais Emprego e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). O programa do governo do Estado e a unidade local informaram que existem, na cidade, vagas abertas para 30 funções.
No início do mês, apenas cinco oportunidades haviam sido anunciadas – todas pelo Emprega São Paulo – para residentes em Tatuí. Os candidatos ao cargo de eletricista júnior tinham de ter ensino médio completo e experiência.
Esta semana, o programa estadual anunciou mais 20 vagas para a função de serralheiro. Elas são destinadas a pessoas com ensino fundamental completo, mas sem exigência de experiência. Já o PAT mantém lista disponível no site da Prefeitura (www.tatui.sp.gov.br) para trabalhos em 30 cargos.
Pelo portal do Executivo, não há menção de quantas vagas estão disponíveis e quais empresas oferecem as oportunidades. O posto informa apenas quais são as funções que aceitam currículos. A maioria delas é para candidatos que tenham experiência. Também não há menção sobre escolaridade.
É exigida experiência para operador de maromba (máquina que dá forma ao barro), promotora de eventos, mecânico de automóveis, eletricista de instalações, mecânico de refrigeração, eletrotécnico industrial pleno, técnico mecânico industrial pleno, técnico em automação industrial pleno, PCM (planejamento central manutenção), pedreiro, balconista de açougue, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem, analista contável e soldador.
Também existem vagas para estágio em administração (para quem estiver cursando graduação na área), encanador, montador de móveis, auxiliar de montador de móveis, torneiro ferramenteiro, auxiliar de limpeza, caldeireiro industrial, cozinheiro em geral, auxiliar de produção, operador de torno CNC (comando numérico computadorizado) – plasma e oxicorte. Para essa função, é necessário ter conhecimento em “Solidworks” e “Artcam”, referente ao programa Autocad, e em leitura de desenhos técnicos.
Há oportunidades, ainda, para mecânico de manutenção de equipamentos em geral (com preferência para candidatos com CNH – carteira nacional de habilitação), auxiliar de produção (com ou sem experiência) e auxiliar de logística.
Para ter acesso às vagas disponibilizadas pelo Emprega São Paulo/Mais Emprego, o candidato tem duas opções. A primeira delas é o meio eletrônico. Para isso, o trabalhador tem de acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br e criar um “login” (nome de usuário) e uma senha. Na sequência, deve informar os dados solicitados, preenchendo um formulário.
Quem não tem acesso à internet pode procurar uma unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), munido de documentos. É preciso levar RG, CPF, número do PIS (Programa de Integração Social) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Em Tatuí, há dois postos, um na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135, no centro, e outro na rua Coronel Aureliano de Camargo, 943.
Nos dois locais, os candidatos têm acesso aos dados completos das oportunidades anunciadas no site da Prefeitura. O cadastro dos trabalhadores (que estão desempregados ou não) pode ser feito mediante apresentação de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), RG e CPF.