Tatuí recebe o “Dia do Grafite” sobre diversidade e inclusão

Jovens grafitaram muro da escola “Altina Maynardes”, em Tatuí

Grafite na escola Professora Altina Maynardes, a partir do desenho de Vanessa Camargo (Foto: Divulgação CCR SPVias)
Diléa Silva

Tatuí recebeu na sexta-feira, 5, a edição do “Dia do Grafite”, na escola estadual “Professora Altina Maynardes Araújo”. O evento também ocorreu na “Parada Jovem – unidade 4”, em Itapetininga. O projeto tem o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR SPVias.

A intervenção artística e educacional reuniu 35 alunos e jovens da escola e da entidade social participantes do Comunidades Criativas. Os estudantes contaram com a monitoria dos artistas visuais, Diego Dedablio e Gabriel Gadão, e juntos presentearam as instituições com uma arte nos muros.

De acordo com a CCR, por meio da arte do grafite, os alunos puderam expressar seu entendimento sobre diversidade e inclusão, tema central do programa Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras.

Os desenhos das jovens, Vanessa Camargo, aluna da escola “Altina” e Maria Eduarda Almeida, atendida pelos projetos sociais do Parada Jovem, que venceram a etapa de votação popular pela internet, foram a inspiração para o grafite coletivo.

“As ilustrações das jovens têm peculiaridades e traços únicos, mas em comum o reconhecimento que a diversidade passa pela representatividade de diferentes povos”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas.

“Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto os desenhos de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Amorim.

O projeto Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.