Tatuí recebe mais uma vez a ‘Expo Nacional do Cavalo Mangalarga’

43ª edição segue até o dia 31 reunindo mais de 500 cavalos da raça

52
Exposição nacional espera reunir os melhores exemplares da raça (foto: Márcio Mitsuishi (21 Mitsu))
Publicidade
Da redação

Até o próximo domingo, 31 de outubro, mais de 500 cavalos da raça mangalarga e de mais de 80 expositores de oito estados do Brasil estarão em Tatuí para a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, realizada pela ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

O evento, é realizado no Centro Hípico de Tatuí, com uma diversificada programação, disputas funcionais, provas sociais, julgamentos de marcha e morfologia, além de uma série de atrações sociais.

Segundo Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM, a expectativa para o evento é a melhor possível.

“Nós estamos superanimados para a ‘Nacional’. Apesar de este ter sido um ano muito difícil, em que a pandemia limitou muito as atividades da raça, a família mangalarga pode esperar uma festa muito especial e com muitas novidades”, diz Rabinovich.

Já o vice-presidente de exposições da ABCCRM, Carlos Cesar Perez Lembo,destaca que a diretoria “trabalha para fazer a cada ano uma festa melhor”.

Publicidade

“Desta vez, a associação pretende manter o mesmo padrão de conforto, organização e infraestrutura que foi tão elogiado no ano passado, mas realizando aprimoramentos sempre que identificarmos essa necessidade. Por isso mesmo, esperamos fazer uma grande festa, inclusive superando o número de animais registrado no evento do ano passado”, ressalta Lembo.

Diretor-adjunto de exposição da ABCCRM, Guilherme Pompeu Piza Saad também se mostra animado para a Nacional 2021.

“A nossa expectativa para esta exposição é a melhor que se possa imaginar. Acredito que teremos em pista uma tropa com uma qualidade nunca vista até agora, pois nossos animais estão hoje com um padrão muito elevado tanto na morfologia como na marcha”, sustenta ele.

Cesar Lembo lamenta apenas que ainda não seja possível contar com a volta total do público. “Este ano, infelizmente, ainda teremos algumas restrições”.

“Para garantir a segurança de todos, haverá uma série de protocolos de segurança a serem seguidos, como distanciamento social, exigência de uso de máscara, apresentação de carteirinha de vacinação e testagens das pessoas envolvidas”, conclui.

Programação

Além dos julgamentos de marcha e morfologia, que acontecerão ao longo de toda a programação, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas, a 43ª Expo Nacional tem uma série de atrações.

Neste sábado, 23, está prevista a realização do tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes, dentro da solenidade oficial de abertura do evento.Há, também, a prova de função, que é uma disputa de maneabilidade com obstáculos que simulam a “lida” na fazenda.

No domingo, 24, acontece a segunda etapa da “Mangalargada 2021”, uma cavalgada competitiva com percurso de cerca de 20 quilômetros, que reúne competidores de todas as idades.

Além disso, durante todos os dias do evento, acontecem os julgamentos de marcha e morfologia, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas.

Também acontece volta das provas sociais, com as categorias minimirim, mirim, jovem, feminina e a “prova do patrão”, que na edição passada não puderam ser realizadas em virtude da pandemia.

Encerrando as atividades da 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, no último fim de semana da programação, acontecerá a definição dos “grandes campeões nacionais de 2021”.

No dia 30, terá início o julgamento dos “Grandes Campeonatos de Marcha ao Cabresto”, nas categorias de potros e potrancas, e, no dia 31, a escolha da “Grande Campeã Égua” e do “Grande Campeão Cavalo”.

Todos os eventos podem ser acompanhados ao vivo pelo site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo aplicativo “Ride2Play”, disponível na PlayStore e na AppStore.

Publicidade