Com o objetivo de reunir pessoas e dividir experiências, a cidade receberá a “TEDxTatuíED”, primeira conferência da plataforma TED (uma organização sem fins lucrativos) realizada na região.
O evento, organizado de forma independente e sob a licença da organização, acontecerá no dia 21, das 9h às 17h, no Sítio do Carroção, localizado na rodovia SP-129, quilômetro 43. Ele deve reunir grandes nomes da área de educação, com o tema “Sejamos Água”.
Conforme material de divulgação, o TED é “uma entidade dedicada a disseminar ideias, geralmente, na forma de conversas curtas”. A iniciativa começou em 1984, como uma conferência, em que tecnologia, entretenimento e design convergiam.
Atualmente, abrange quase todos os tópicos – de ciência e negócios a questões globais – em mais de cem idiomas. Enquanto isso, os eventos do TEDx, administrados independentemente, assim como o de Tatuí, ajudam a compartilhar ideias em comunidades do mundo todo.
“Como uma comunidade global, acolhendo pessoas de todas as disciplinas e culturas que buscam uma compreensão mais profunda do mundo, o TED acredita, apaixonadamente, no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, finalmente, o mundo”, conforme o material de divulgação do evento.
A organizadora e licenciada TEDx em Tatuí, empresária Fabiana Grechi, explica que “a intenção da plataforma é discutir ideias que merecem ser compartilhadas, mas em pouco tempo. Na forma de experiências vividas, que são contadas para as outras pessoas”.
Durante o dia, serão ministradas 16 palestras de até 18 minutos cada. A conferência abordará a educação de modo geral, não só voltada aos educadores na escola, mas como “cidadania”, focando metodologias, políticas públicas, inclusão, inovação e tecnologia.
Entre os palestrantes, estão José Pacheco, mestre em educação; Popó Manoel Leite, CEO do Sítio Carroção; e André Gravatá, escritor e educador, que devem falar sobre a metodologia da educação.
O tema políticas públicas será abordado pelo jurista Hédio Silva Júnior, além do juiz de direito Marcelo Nalesso Salmaso e do músico Visel MC.
A pauta inclusão será debatida por meio de cinco conferentes: Fernanda Ifanger, professora; Maria Martoan, especialista em inclusão escolar; Sueli Segala, atriz consultora em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e inclusão; Rimar Segala, professor de Libras; e Enzo Carli, estudante.
As questões envolvendo a inovação e a tecnologia serão apresentadas por Camila Achutti, “mastertech”; Fernando Tsukomo, biólogo e educador; Alexandre Álvaro, cientista da computação; e pelo jornalista Tiago Abreu.
O público-alvo são os pais, pessoas que trabalham ou estejam ligadas à administração pública, empreendedores e educadores. Porém, qualquer pessoa que queira saber mais ou discutir sobre o tema pode participar.
Fabiana destaca que esta é a primeira vez que uma conferência da plataforma TED é trazida para a região de Tatuí. A ideia é que o evento seja anual, para que se possa discutir outros temas. Contudo, a pauta ainda não definida.
“Há uma prestação de contas no final do evento e, sendo renovada a licença, a gente escolhe a pauta para o próximo ano. Os temas são assuntos que interessem para a comunidade. Renovando a licença, a gente vai escolhendo outros temas”, comentou.
Quem quiser participar deve realizar a inscrição, exclusivamente, por meio do site tedxtatui.com, ou pelo ted.com/tedx/events/31967. As vagas são limitadas e se encerram com o preenchimento. Mais informações também podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos.
Fabiana ainda ressalta que o evento representa, para a cidade, uma oportunidade de colocar Tatuí no circuito mundial de “transformação em busca de crescimento, de compartilhar experiências e deste processo que está acontecendo em busca de mudanças na educação”.
“Toda hora a gente faz criticas ao sistema educacional ou ao nosso sistema político, mas a gente não faz nada para mudar. Essa é a oportunidade de discutir o assunto e colocá-lo em pauta”, concluiu.