A Prefeitura, pela Secretaria de Saúde, deu início à campanha “Fique Sabendo”, de orientação e testes rápidos de Aids e sífilis. A ação é organizada pelo governo do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Programa Estadual CRT – Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.
A campanha, de acordo com o Ministério da Saúde, acontece na última semana de novembro, de 27 a 1o de dezembro. No entanto, Em Tatuí, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz, explica que as ações serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras do mês de novembro.
Elas têm o objetivo de “conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV e de combater o preconceito”.
“Vale ressaltar que os testes rápidos para HIV e sífilis são feitos durante o ano todo em todas as unidades básicas de saúde e na Vigilância Epidemiológica. O que faremos neste mês é uma intensificação do trabalho, de acordo com o calendário da Secretaria Estadual de Saúde”, ressalta Elis.
Na segunda-feira, 6, ao lado da unidade básica de saúde da vila Angélica, no período da tarde, houve uma tenda onde os profissionais da Saúde realizaram testes rápidos de Aids e sífilis, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, além da intensificação da campanha da tuberculose, com busca ativa de pessoas que estejam com tosse há mais de três semanas.
Outras unidades básicas de saúde também receberão a tenda com os mesmos serviços e nos mesmos horários: dia 8, no bairro São Cristóvão; dias 13 e 14 (será no dia 14 porque dia 15 é feriado), no Jardim Santa Rita de Cássia; dia 20, no Valinho; dia 22, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, CEU das Artes; nos dias 27 e 29, no bairro Rosa Garcia.
Já dos dias 27 de novembro a 1o de dezembro, todas as unidades básicas de saúde estarão intensificando a campanha Fique Sabendo, reforçando o trabalho feito durante todo o mês pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
O Dia D da campanha será no primeiro sábado de dezembro, 2, das 9h às 13h, na Praça da Matriz. O evento será referente ao Dia Mundial de Combate à Aids, efetivado em 1o de dezembro.