Tatuí participa do primeiro Fórum de Turismo Regional em Sorocaba

Evento busca estimular ações conjuntas entre as microrregiões turísticas

Jean Vinicios Sebastião, Fábio Pontes, Cassiano Sinisgalli e Michelle de Paula Oliveira (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, participou, no Centro de Referência em Educação (CRE), em Sorocaba, na quinta-feira, 25 de agosto, do 1º Fórum de Turismo Regional da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O evento é promovido pelo Programa de Articulação Regional do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da prefeitura de Sorocaba e das regiões turísticas “História & Aventuras”, “Roteiro dos Bandeirantes”, “Raízes do Interior Paulista” e “Veredas da Mata Atlântica”.

Participaram do fórum cerca de 200 pessoas, de 40 municípios paulistas, entre secretários e diretores de turismo, membros de conselhos de turismo, lideranças da área em geral, empresários do “trade” turístico, como meios de hospedagem, atrativos, alimentação, artesãos, associações, propriedades rurais, agências e operadoras de viagem, transportadoras, empresas de eventos e demais comércios e serviços ligados ao segmento.

Estiveram representando Tatuí o secretário da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, o turismólogo da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião, e o fotógrafo e assistente de comunicação Pablo Ruiz.

De acordo com os organizadores, o intuito do evento foi formular novas estratégias de promoção do turismo na região, por meio do estímulo de novos negócios e de ações conjuntas entre os municípios.

Além da equipe de Tatuí, falaram aos presentes sobre as regiões turísticas o secretário da Cultura e Turismo de São Miguel Arcanjo e interlocutor da Região Turística “Veredas da Mata Atlântica”, Aelson Mattos Apolinário, a interlocutora da região “Roteiro dos Bandeirantes”, Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, e o diretor de turismo de Iperó e interlocutor da região “História & Aventuras”, Luís Popst. A mediação foi do líder do “Programa de Articulação Regional” do Sebrae e FGV, Wilber Rossini.

O fórum também esteve composto pelos painéis temáticos: “Ranqueamento Estadual das Estâncias e MIT’s: Critérios e Importância da Iniciativa Privada”, com Vanilson Fickert, da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo; “Tendências do Turismo no Interior Paulista”, com Marcela Moro, diretora de turismo de Jundiaí; “Promoção Turística no Meio Digital”, com Tiago Tomazella, consultor “InvestSP” e da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo; e “Os Eventos Esportivos como Estratégia para Fortalecimento do Turismo Local”, com Luciana Pepper, profissional de marketing e patrocínios da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).

Também foram divulgados os temas: “Rota Cervejeira”, com Luís Bramante, gestor da Cerveja Livre – Associação das Microcervejarias do Interior do Estado de São Paulo e consultor do programa “Sebrae de Turismo”; “Caipirismo e Tropeirismo: Influência e Importância das Raízes para o Turismo Regional”, com Celso “Marvadão” Ribeiro, jornalista e publicitário, autor do livro “Sorocoisas – Manual de Sorocaba para Principiantes”; e “Case: Município de Brotas e Região Turística”, com Fábio Pontes, secretário de turismo dessa cidade.

Segundo Sinisgalli, o evento foi uma oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais do turismo que atuam em variadas frentes. “Um encontro como este é importante para vermos o que está sendo executado em outros municípios que têm uma estrutura turística consolidada e outros que buscam o crescimento no ramo”, pontuou o secretário.

Sinisgalli citou o exemplo de Brotas: “Há pouco mais de 20 anos, a cidade não tinha um turismo forte; hoje, é uma referência para nós, profissionais do setor, e uma das maiores receitas do estado paulista, em razão da seriedade do trabalho desenvolvido”.

Outro ponto destacado por Sinisgalli e debatido nas palestras foi a parceria público-privada (PPP). Para ele, cada vez mais, o empresariado tem investido no turismo, por ver o segmento movimentando uma cadeia produtiva, que gera alto lucro e empregos, tanto diretos como indiretos.

“Os empresários estão acreditando no potencial das cidades. Cabe a nós, do poder público, fornecermos toda a estrutura necessária, como saúde e segurança”, mencionou.

Sinisgalli também foi o interlocutor da microrregião turística Raízes do Interior Paulista, que abrange os municípios de Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho. Ele palestrou a partir do tema “Regiões Turísticas da RMS: A Importância da Governança e Iniciativa Privada”.

Na apresentação, o secretário destacou o trabalho que vem sendo feito na microrregião. “Expus os anseios, as dificuldades, as evoluções, destacando a divulgação dos atrativos, roteiros e agenda de eventos de cada município envolvido, além de promover a integração de projetos que promovam todos os municípios envolvidos na região”, acrescentou Sinisgalli.

A formalização das regiões turísticas (RTs) foi outro tema abordado no fórum. De acordo com o secretário, está em debate uma nova forma de consolidar as RTs.

“A sugestão é para que seja aberta uma associação, juntamente com o empresariado, para daí formatar a RT, como foi feito em Brotas, por exemplo”, frisou Sinisgalli. Segundo ele, no estado, há regiões turísticas em formação, e as conversas no evento foram fundamentais para dar “um norte” aos profissionais que atuam nessa construção.

Para Sinisgalli, a aproximação com outros municípios de interesse turístico, através do fórum, “faz com que a troca de experiências gere novas ideias e sane dificuldades que as cidades possam ter no âmbito do trade turístico”.

“Foi proveitoso, e acredito que a Secretaria de Turismo do estado de São Paulo continuará dando respaldo às microrregiões turísticas”, concluiu o secretário.