Mais
    Início Cidades Tatuí participa do primeiro Fórum de Turismo Regional em Sorocaba

    Tatuí participa do primeiro Fórum de Turismo Regional em Sorocaba

    Evento busca estimular ações conjuntas entre as microrregiões turísticas

    Jean Vinicios Sebastião, Fábio Pontes, Cassiano Sinisgalli e Michelle de Paula Oliveira (foto: AI Prefeitura)
    Da reportagem

    A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, participou, no Centro de Referência em Educação (CRE), em Sorocaba, na quinta-feira, 25 de agosto, do 1º Fórum de Turismo Regional da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

    O evento é promovido pelo Programa de Articulação Regional do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da prefeitura de Sorocaba e das regiões turísticas “História & Aventuras”, “Roteiro dos Bandeirantes”, “Raízes do Interior Paulista” e “Veredas da Mata Atlântica”.

    Participaram do fórum cerca de 200 pessoas, de 40 municípios paulistas, entre secretários e diretores de turismo, membros de conselhos de turismo, lideranças da área em geral, empresários do “trade” turístico, como meios de hospedagem, atrativos, alimentação, artesãos, associações, propriedades rurais, agências e operadoras de viagem, transportadoras, empresas de eventos e demais comércios e serviços ligados ao segmento.

    Estiveram representando Tatuí o secretário da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, o turismólogo da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião, e o fotógrafo e assistente de comunicação Pablo Ruiz.

    De acordo com os organizadores, o intuito do evento foi formular novas estratégias de promoção do turismo na região, por meio do estímulo de novos negócios e de ações conjuntas entre os municípios.

    Além da equipe de Tatuí, falaram aos presentes sobre as regiões turísticas o secretário da Cultura e Turismo de São Miguel Arcanjo e interlocutor da Região Turística “Veredas da Mata Atlântica”, Aelson Mattos Apolinário, a interlocutora da região “Roteiro dos Bandeirantes”, Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, e o diretor de turismo de Iperó e interlocutor da região “História & Aventuras”, Luís Popst. A mediação foi do líder do “Programa de Articulação Regional” do Sebrae e FGV, Wilber Rossini.

    O fórum também esteve composto pelos painéis temáticos: “Ranqueamento Estadual das Estâncias e MIT’s: Critérios e Importância da Iniciativa Privada”, com Vanilson Fickert, da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo; “Tendências do Turismo no Interior Paulista”, com Marcela Moro, diretora de turismo de Jundiaí; “Promoção Turística no Meio Digital”, com Tiago Tomazella, consultor “InvestSP” e da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo; e “Os Eventos Esportivos como Estratégia para Fortalecimento do Turismo Local”, com Luciana Pepper, profissional de marketing e patrocínios da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).

    Também foram divulgados os temas: “Rota Cervejeira”, com Luís Bramante, gestor da Cerveja Livre – Associação das Microcervejarias do Interior do Estado de São Paulo e consultor do programa “Sebrae de Turismo”; “Caipirismo e Tropeirismo: Influência e Importância das Raízes para o Turismo Regional”, com Celso “Marvadão” Ribeiro, jornalista e publicitário, autor do livro “Sorocoisas – Manual de Sorocaba para Principiantes”; e “Case: Município de Brotas e Região Turística”, com Fábio Pontes, secretário de turismo dessa cidade.

    Segundo Sinisgalli, o evento foi uma oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais do turismo que atuam em variadas frentes. “Um encontro como este é importante para vermos o que está sendo executado em outros municípios que têm uma estrutura turística consolidada e outros que buscam o crescimento no ramo”, pontuou o secretário.

    Sinisgalli citou o exemplo de Brotas: “Há pouco mais de 20 anos, a cidade não tinha um turismo forte; hoje, é uma referência para nós, profissionais do setor, e uma das maiores receitas do estado paulista, em razão da seriedade do trabalho desenvolvido”.

    Outro ponto destacado por Sinisgalli e debatido nas palestras foi a parceria público-privada (PPP). Para ele, cada vez mais, o empresariado tem investido no turismo, por ver o segmento movimentando uma cadeia produtiva, que gera alto lucro e empregos, tanto diretos como indiretos.

    “Os empresários estão acreditando no potencial das cidades. Cabe a nós, do poder público, fornecermos toda a estrutura necessária, como saúde e segurança”, mencionou.

    Sinisgalli também foi o interlocutor da microrregião turística Raízes do Interior Paulista, que abrange os municípios de Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho. Ele palestrou a partir do tema “Regiões Turísticas da RMS: A Importância da Governança e Iniciativa Privada”.

    Na apresentação, o secretário destacou o trabalho que vem sendo feito na microrregião. “Expus os anseios, as dificuldades, as evoluções, destacando a divulgação dos atrativos, roteiros e agenda de eventos de cada município envolvido, além de promover a integração de projetos que promovam todos os municípios envolvidos na região”, acrescentou Sinisgalli.

    A formalização das regiões turísticas (RTs) foi outro tema abordado no fórum. De acordo com o secretário, está em debate uma nova forma de consolidar as RTs.

    “A sugestão é para que seja aberta uma associação, juntamente com o empresariado, para daí formatar a RT, como foi feito em Brotas, por exemplo”, frisou Sinisgalli. Segundo ele, no estado, há regiões turísticas em formação, e as conversas no evento foram fundamentais para dar “um norte” aos profissionais que atuam nessa construção.

    Para Sinisgalli, a aproximação com outros municípios de interesse turístico, através do fórum, “faz com que a troca de experiências gere novas ideias e sane dificuldades que as cidades possam ter no âmbito do trade turístico”.

    “Foi proveitoso, e acredito que a Secretaria de Turismo do estado de São Paulo continuará dando respaldo às microrregiões turísticas”, concluiu o secretário.