Dentro da microrregião, Tatuí apresentou a quarta melhor nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O comparativo foi realizado entre as redes municipais de Cerquilho, Boituva, Torre de Pedra, Tatuí, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Porangaba, Pereiras e Quadra.
A rede municipal com melhor índice de aprendizado foi Cerquilho. O município tem quase 46 mil habitantes e registrou nota 7.6 no Ideb.
O segundo lugar do comparativo ficou com Boituva, cidade de 59 mil habitantes. O município teve nota 7.1 na avaliação nacional e foi seguido por Torre de Pedra, de 2.365 habitantes, com 6.8 pontos.
Tatuí entra na quarta colocação, com nota 6.4 para o primeiro ciclo do ensino fundamental. Esteve à frente de Cesário Lange, que obteve nota 6.3, Pereiras, com 6.2, Porangaba, com 6.1, e Laranjal Paulista, com 6.
Na microrregião, a cidade com menor pontuação foi Quadra, com 5.9 pontos. Oito municípios alcançaram a meta estabelecida para o ano. Somente Laranjal Paulista não atingiu o limite preconizado, que era de 6.2.
No comparativo das cidades com as notas do nono ano do ensino fundamental, Tatuí ficou na quinta posição, com 4.4, e não atingiu a meta de 4.9. A lista de cidades com melhores índices do ciclo é também encabeçada por Cerquilho (6), seguida de Boituva (5.4), Quadra (5.2) e Cesário Lange (5.2).
O “ranking” é completado pela cidade de Laranjal Paulista, com 4.2 pontos. As outras cidades não possuem escolas municipais para alunos de 6º a 9º ano ou não participaram da avaliação do índice em 2017.
A secretária municipal de educação, Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, avalia que os resultados “estão indo no caminho certo” e destaca que, no primeiro ciclo do ensino fundamental, o município alcançou pontuação maior que a registrada em 2015.
Na ocasião, a nota foi de 6.3, ultrapassando a meta de 6.1. Com relação ao segundo ciclo, a nota permaneceu estável, em 4.5.
Para Marisa, “a melhora se deve a um trabalho conjunto de formação do professor através da equipe pedagógica”. “Formamos o coordenador por meio de reuniões sistemáticas, e eles, por sua vez, repassam o aprendizado para o professor, que também recebe capacitação”, argumentou.
Marisa ainda ressalta a parceria com o Instituto “Ayrton Senna”. “Eles têm um papel importante. É tudo uma somatória, uma série de fatores que levam à melhoria do ensino de Tatuí. Temos muito trabalho, mas vale a pena, porque é muito prazeroso você ver o resultado, ver o aluno melhorar”, comentou.
A secretária ainda avalia que os resultados do ano foram positivos. “Conseguimos avançar em vários pontos. As escolas estão bonitas, reformadas, e as que não estão ainda vão ser. Então, houve uma melhora grande na estrutura física. Agora, vamos investir ainda mais no conhecimento dos nossos gestores”, acrescentou.