Da redação
A curva de mortes por Covid-19 apresentou aumento de 900% entre sábado, 29 de janeiro, e esta terça-feira, 1º. No mesmo período, o balanço de contaminação pela doença apresentou redução em Tatuí.
Conforme balanço feito com base nos dados divulgados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, nas 96 horas recentes, o município notificou dez novos óbitos em decorrência da doença. No período anterior, de 22 a 25 de janeiro, apenas uma vítima fatal da doença havia sido notificada.
Todas as vítimas fatais notificadas nesta semana tinham mais de 60 anos, sendo que cinco óbitos foram informados na segunda-feira, 31 de janeiro, e outros cinco na terça-feira, 1º.
No boletim de segunda-feira, 31, foram notificadas duas mortes ocorridas há mais de dez dias, referentes a uma idosa de 80 anos, falecida em 14 de janeiro, no Hospital Samaritano de Sorocaba, e uma mulher de 67, falecida em 17 de janeiro, no Hospital das Clínicas de Botucatu.
Outros três óbitos notificados na segunda-feira são de pacientes que estavam internados na Santa Casa de Misericórdia: um idoso de 70 anos, falecido na quinta-feira, 27, na ala de leitos clínicos; uma mulher de 69, que morreu na sexta-feira, 28, na unidade de terapia intensiva; e um homem de 70, falecido no sábado, 29, que estava internado em leito clínico.
Já as mortes notificadas no boletim desta terça-feira incluem duas ocorridas na semana passada: de um homem de 73 anos, falecido em 24 de janeiro, no CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), e de uma mulher de 64, falecida em 25 de janeiro, na Beneficência Hospitalar de Cesário Lange.
Outras três mortes notificadas nesta terça são de uma idosa de 91 anos, falecida na UPA (unidade de pronto-atendimento), no domingo, 30; de uma mulher de 85, em leito clínico na Santa Casa, também no domingo, 30; e de um homem de 81 anos, falecido na segunda-feira, 31, também na Santa Casa.
Com isso, Tatuí havia acumulado, até terça-feira, 475 vítimas fatais do novo coronavírus. O número representa taxa de 1,9% de letalidade – índice calculado pelo número de óbitos em comparação à quantidade total de casos confirmados de infecção.
Em contrapartida, a curva de contaminações pela doença voltou a apresentar queda. Entre sábado, 29 de janeiro, e esta terça-feira, 1º, o município confirmou 178 exames positivos a menos que no balanço anterior (de 22 a 25 de janeiro).
Em percentual, o número representa variação de menos 39,03% no início desta semana, com 278 casos confirmados em quatro dias, contra 456 exames positivos nos quatro dias da semana passada.
A média de diagnósticos entre sábado e terça-feira ficou em 69,5 infectados por dia e 2,89 casos positivos por hora. O número de notificações da doença também teve redução no mesmo período.
Neste balanço, o município registrou 323 notificações, confirmando 278 casos e descartando 241. De 22 a 25 de janeiro, haviam sido somadas 944 notificações, com 456 confirmações e 490 descartes.
De acordo com o órgão da Saúde, nesta terça-feira, a unidade de terapia intensiva da Santa Casa tinha quatro pacientes internados com Covid-19. O órgão informou ter reduzido o número de leitos de 15 para 8 – ou seja, a ocupação era de 50%.
Também na terça-feira, conforme o boletim epidemiológico, a ocupação dos leitos clínicos reservados para o tratamento de pacientes com suspeita ou positivos para Covid-19 mantinha-se abaixo do limite máximo.
A VE ainda informa que os leitos clínicos para tratamento de Covid-19 no hospital público comportam 22 pacientes, sendo que, no local, estavam internados nove, culminando em taxa de ocupação de 40%.
Já no hospital particular, havia nove pacientes internados nesta terça-feira, sendo dois em unidade de terapia intensiva e sete em leitos clínicos reservados para o tratamento de pacientes com suspeita ou positivos para Covid-19.
Até o boletim desta terça-feira, o município registrava 99.254 notificações da doença, envolvendo 9 pacientes aguardando resultado dos testes, 74.313 com exames negativos e 24.932, positivos.
Dos confirmados, 24.215 pacientes já estavam recuperados (97,1%) e 342 ainda permaneciam em tratamento: 13 em hospitais e 329 em isolamento domiciliar. Outras nove pessoas com casos suspeitos também mantinham o tratamento em hospitais.