No próximo mês de maio, em que se celebra o Dia do Trabalho (1º de maio), a prefeitura de Tatuí lançará o “Posto Móvel de Atendimento ao Trabalhador” – uma extensão PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí) nos bairros.
A ação é realizada em conjunto com as Secretarias de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação; e Saúde; por meio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o projeto é inédito e deve beneficiar às pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, levando as vagas de emprego disponíveis no PAT para a população dos bairros mais afastados do centro.
Todas as quartas-feiras, das 10h às 14h, uma equipe da prefeitura – formada por atendentes do PAT, terapeuta ocupacional do Departamento da Pessoa com Deficiência e membros da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – estará em uma das quatro unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município, fazendo o atendimento à população em situação de vulnerabilidade para inclusão produtiva.
Nestes dias, será possível realizar o cadastro no sistema do Ministério do Trabalho para encaminhamento às vagas, atualização de currículo e ainda fazer o requerimento de Seguro Desemprego.
Além desses serviços será feito, pela primeira vez na região, o atendimento de pessoas com deficiência (PCD) para inserção no mercado de trabalho. Aqueles que já possuem laudo médico com CID, podem comparecer e serão avaliados por um especialista para emissão de relatório de funcionalidade, exigido pelas empresas, de modo a viabilizar a contratação e a permanência no emprego.
Para se inscrever nas vagas existentes, bem como deixar o cadastro atualizado para as novas oportunidades, é necessário levar um documento com foto, CPF, Carteira de Trabalho (física ou digital) e comprovante de residência.
Os dias e locais os quais o Posto Móvel de Atendimento ao Trabalhador atenderá no mês de maio serão: dia 3 de maio (quarta-feira), das 10h às 14h, no Cras sul (rua Arthur Eugênio dos Santos, 115, Jardim Santa Rita de Cássia); 10 de maio (quarta-feira), das 10h às 14h, no Cras leste (rua Prefeito Alberto dos Santos, 285, vila Dr. Laurindo); 17 de maio (quarta-feira), das 10h às 14h, no Cras central (rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena, no CEU das Artes); e 24 de maio (quarta-feira), das 10h às 14h, no Cras norte (rua João Saulo dos Reis, 90, Jardim Gonzaga).
Mais informações podem ser obtidas no Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, na praça Martinho Guedes, 12, antigo Alvorada Clube, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3251-4766.