Tatuí integra rotas do queijo paulista junto a programa estadual

Iniciativa valoriza a produção artesanal (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

O governo do estado de São Paulo lançou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, durante o evento gastronômico Mesa SP, as Rotas do Queijo de São Paulo (rotasdoqueijo.sp.gov.br).
A iniciativa é intersecretarial e incentiva a produção artesanal de queijos e conecta produtores, turistas e consumidores “em experiências que unem gastronomia, cultura e turismo rural”.

Coordenado pela Casa Civil, o projeto contou com a colaboração das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economia Criativas, Desenvolvimento Econômico e do Invest SP, reunindo 102 propriedades em 77 municípios, organizadas em oito rotas temáticas.

Elas incluem: Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista.

Entre os municípios participantes, está Tatuí, que integra a Rota Bandeirantes, ao lado de cidades como Boituva, Itu, Campinas, Jundiaí e Porto Feliz.

Essa rota “celebra a tradição e a inovação da produção paulista de queijos, com queijarias premiadas, propriedades familiares e empórios artesanais que resgatam o melhor da cultura do leite – de vaca, de ovelha, de cabra e de búfala -, resultando em experiências gastronômicas únicas”, conforme anunciado.

“Fazer parte da Rota do Queijo Paulista é motivo de grande orgulho para Tatuí e para a nossa Microrregião Turística Raízes do Interior Paulista. Essa iniciativa reconhece o trabalho dos nossos produtores e reforça o potencial do município no turismo rural e gastronômico”, declarou Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí.

“Temos buscado valorizar cada vez mais as tradições do campo, a criatividade dos nossos empreendedores e o sabor da nossa cultura. A presença de Tatuí nesse circuito estadual mostra que qualidade, autenticidade e hospitalidade são marcas da nossa cidade”, acrescentou.

No município, o destaque é a queijaria “De Buffala’s”, que cria bubalinos “com foco no bem-estar animal” e transforma todo o leite produzido em seu próprio laticínio.
São mais de 15 derivados artesanais, sem aditivos, entre eles frescal, ricota, iogurte, coalhada seca, nozinho, muçarela em barra, rolo caprese, manta, trança, bolas no soro, curado e a celebrada burrata.

“Todo o nosso leite é utilizado no próprio laticínio, onde nasce uma linha completa de queijos artesanais de leite de búfala, feitos com técnicas tradicionais e muito amor pelo que fazemos”, afirmou a proprietária e zootecnista Rafaela Maria de Soares Albuquerque Mantovani.

“Ser selecionada para participar da Rota do Queijo de São Paulo é um reconhecimento de mais de dez anos de trabalho árduo, amor e cuidado – primeiramente pelos animais e, depois, pela arte de fazer queijos”, ainda comentou.

“Além de valorizar a tradição e o sabor do campo, o reconhecimento também reflete o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, que atua na regularização das agroindústrias locais e na concessão do Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.)”, acrescentou a assessoria de comunicação do Executivo.

O S.I.M. assegura a qualidade sanitária e a legalidade da produção de alimentos de origem animal, ampliando o mercado e as oportunidades de comercialização para os produtores.

“Mais importante do que querer comercializar, é o produtor poder mostrar para o consumidor que seu produto tem a garantia de qualidade necessária, livre de contaminações, e saber que está levando para sua família o melhor que temos em nossa cidade”, argumentou o responsável do Serviço de Inspeção Municipal, Douglas Rosa.