Tatuí inscreve projetos em 4 editais do programa ‘Juntos pela Cultura’

Ação é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP

Cardoso Júnior e Cassiano Sinisgalli no lançamento de programa em SP (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O Departamento Municipal de Cultura de Tatuí está trabalhando em quatro editais do programa “Juntos pela Cultura”, escrevendo os projetos e apresentando interesse em receber ou estar presente nos eventos Virada SP, Retomada SP, Tradição SP e Revelando SP.

O programa é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, com produção e gestão da organização social de cultura “Amigos da Arte”.

O objetivo, conforme divulgado pelo governo, é “fortalecer a produção cultural independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo”.

Neste ano, o secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, anunciou que o programa tem quatro vezes mais recursos que em 2021: serão R$ 44 milhões para 16 chamadas públicas, sendo nove para prefeituras, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais. Há, ainda, quatro linhas inéditas e o retorno do apoio às atividades em formato presencial.

A nova edição do programa foi lançada no dia 28 de março 28, em Campos do Jordão, durante o 64º Congresso Estadual de Municípios, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM).

O prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, e o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, participaram do evento representando o município.

Os artistas, as organizações da sociedade civil e coletivos culturais podem se inscrever pelo site www.juntospelacultura.org.br até o dia 23 de abril.

Quatro chamadas públicas para prefeituras do estado de São Paulo estão com inscrições abertas por meio de editais, cedidos pelo Oi Futuro, que podem ser feitas até o dia 23 de abril. São elas: Virada SP, Retomada SP, Tradição SP e Revelando SP.

Pelo Virada SP, 22 municípios serão selecionados para a realização de maratona cultural, com a participação de artistas locais e diversas outras atrações. Na ação Retomada SP, até 20 municípios receberão apoio à realização de festivais de artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes visuais, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional.

Já no Tradição SP, cem municípios receberão apoio para realizar eventos tradicionais do calendário local, e, no Revelando SP, as tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição, com a participação de 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas.

As chamadas públicas para artistas municipais estão com inscrições abertas por meio de editais, cedidos pelo Oi Futuro. O Concurso Viola SP premiará 16 violeiros, que poderão ter suas performances acompanhadas pelo público durante o Festival Revelando SP, com inscrições até o dia 23 de abril.

Já as demais chamadas públicas para artistas terão inscrições de 20 de abril a 14 de maio. São elas: Concurso de Batalhas de Rima SP, Concurso Slam SP, Concurso Break SP, Concurso de Piano Guiomar Novaes e o Festival Circo SP.

Para organizações e coletivos, também está aberta a chamada pública “+ Orgulho SP”, com inscrições até o dia 23 de abril, para seleção de 30 projetos de visibilidade à população LGBTQIA+, de paradas do orgulho, festivais culturais, semanas da diversidade sexual, entre outras atividades culturais, incluindo depoimentos de 60 personalidades locais relevantes para a comunidade LGBTQIA+.