Tatuí inicia campanhas contra “pólio” e de multivacinação nesta quinta-feira

Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação quer atender público alvo, para prevenir até 20 doenças (foto: Fábio Cabrera)
Da reportagem

As unidades de saúde, urbanas e rurais, iniciam nesta quinta-feira, 8, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação.

O objetivo é atualizar a carteirinha de imunização de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (pólio) nos menores de cinco anos.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre um ano a menores de cinco anos – que já tenham recebido as três doses da vacina VIP (Poliomielite Inativada) -, deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (VOP).

Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas pendentes, garantindo proteção contra vírus que circulam no território.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde mais próxima, com a carteira de vacinação em mãos, para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Serão ofertados 14 tipos de vacina, que protegem contra cerca de 20 tipos de doença: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite VIP e VOP (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b); pneumocóccica; menincoccócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das imunizações contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS (Sistema Único de Saúde) uma nova vacina, já inserida na campanha: a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, enfermeira Rosana de Oliveira, destaca a importância das campanhas.

“Atingindo a cobertura vacinal ideal, que varia entre 90% e 95% para proteção efetiva da população, evitaremos que doenças graves retornem. Por isso, é importante que os pais e responsáveis compareçam às UBS (Unidades Básicas de Saúde) com as crianças”, disse Rosana.

Todas as unidades de saúde urbanas aplicam as vacinas das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto a UBS do bairro Santa Cruz, com funcionamento das 9h às 13h, e a Casa do Adolescente, das 14h às 16h.

De acordo com a Secretaria da Saúde, as unidades rurais não terão vacinas disponíveis. Moradores do bairro Enxovia devem comparecer na UBS do bairro Valinho; bairros Mirandas e Americana, ir até a UBS da vila Dr. Laurindo; e bairro Congonhal, comparecer na UBS central.