Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, às 16h, desta quarta-feira, 6, a cerimônia de inauguração da nova sede da Vigilância Epidemiológica (VE) e Ambulatório de Infectologia “Regina Aparecida Coelho”.
De acordo com a coordenadora da VE, Rosana de Oliveira, o local, que antes funcionava próximo à Santa Casa de Misericórdia, “ficou pequeno para comportar o aumento dos serviços e do número de profissionais necessários para o trabalho com a pandemia da Covid-19 e com a epidemia de dengue no município”.
“Por isso, em 2021, por decisão da prefeita Maria José Gonzaga e da então secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, fomos orientados a procurar por um prédio maior, que pudesse comportar melhor três setores: a Vigilância Epidemiológica, o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento”, explica a coordenadora.
Instalados na rua Juvenal de Campos, 203, centro, desde 15 de janeiro de 2022, esses setores, agora, podem atender a população tatuiana em um espaço físico mais amplo e confortável.
No Ambulatório de Infectologia – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h -, os pacientes são atendidos mediante a guia de encaminhamento médico para as doenças infectocontagiosas (HIV/Aids, hepatites virais, Hanseníase, tuberculoses e leishmanioses), para casos relacionados a violências doméstica e sexual e para acidentes de trabalho com material biológico.
O setor é composto por três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, farmácia, laboratório para coleta de exames, recepção e sala de espera. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por infectologistas (adulto e pediátrico), pneumologista, dermatologista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista.
O ambulatório também é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites B e C, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com demanda espontânea.
Já o setor de Vigilância Epidemiológica notifica e promove análises permanentes da situação epidemiológica do município, das chamadas DNCI (Doenças de Notificações Compulsórias Imediatas), articulando ações destinadas para a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde.
A equipe é composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, três digitadores, dois recepcionistas, dois motoristas e um médico infectologista. O atendimento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.