Da reportagem
Tatuí conquistou o selo ouro do programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o qual objetiva reconhecer secretarias da Educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política, destacando o trabalho conjunto entre a educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, educadores, gestores e estudantes.
O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. Ele busca reconhecer os esforços das secretarias da Educação na “implementação de estratégias e disseminação de práticas exitosas, incentivando o compartilhamento de inovações em políticas de alfabetização”.
A Secretaria da Educação de Tatuí obteve a pontuação máxima, atendendo todos os requisitos e, portanto, recebendo o selo ouro em alfabetização.
Com base na classificação, o selo é dividido nas três categorias: bronze, para avaliação entre 45 e 64 pontos; prata, entre 65 e 84 pontos; e ouro, entre 85 e 100 pontos.
Segundo a Secretaria de Educação de Tatuí, os princípios que orientam o selo incluem “a valorização do compromisso dos gestores com a alfabetização, a equidade educacional, a sistematização de esforços e resultados e o fortalecimento da colaboração entre entes federados”.
A concessão do selo envolve a análise de evidências das ações das secretarias de educação em dimensões como institucionalização de políticas de alfabetização, formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos.
“O processo é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), e o selo poderá ser utilizado pelas secretarias em suas comunicações, reforçando o compromisso com a alfabetização de qualidade para todas as crianças”, observou a secretária da pasta, Elisângela da Costa Rosa Cecilio.
De acordo com Elisângela, a Secretaria Municipal de Educação, “após análise minuciosa dos resultados referentes aos índices de alfabetização da rede, vem investindo em instrumentos específicos na atuação docente, suporte pedagógico e ambiente virtual que forneça aos gestores e professores uma visão geral acerca das aprendizagens dos estudantes, assim como o monitoramento permanente”.
“Assim, reiteramos o compromisso baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia”, destacou ela.
A secretária relata ter sido com esse objetivo que a secretaria fez a adesão ao programa, que é articulado pela supervisora de ensino fundamental Jocilene Aires Vioto, responsável por acompanhar a implementação da Política Municipal de Alfabetização, garantido a execução de todas as premissas do compromisso em cada etapa e eixo.
Os eixos e etapas são: gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistema de avaliação.
“Todo esse trabalho desenvolvido pela rede foi monitorado pelos articuladores regionais do programa, onde, a cada mês, foram enviados relatórios e documentos comprobatórios pela articuladora municipal, que evidenciaram as iniciativas de gestão da Secretaria Municipal de Educação, atendendo a todos os critérios de mais uma ação do Compromisso Nacional da Educação”, enfatizou Elisângela
“Todo o esforço e a dedicação resultam do trabalho colaborativo entre a secretaria, gestão e docentes da rede. Essa celebração é fundamental para marcar um momento significativo na promoção da alfabetização em nossa rede. Tatuí foi escolhida para receber o selo ouro em Brasília, porém, a cerimônia foi adiada”, relatou a secretária.
Sobre o programa
No dia 23 de setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do decreto 12.191.
A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Da iniciativa, participaram as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A primeira edição contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros, representando mais de 80% do total de 5.570 cidades de todo o país.
A distribuição do selo está direcionada a cidades e estados, com Tatuí ficando com o selo ouro e o estado de São Paulo, com o selo prata. Outras cidades da região também ficaram com o ouro, entre elas, Itapetininga, Boituva, Sorocaba e Itu.
Já algumas cidades da região ficaram com o selo prata: Cerquilho, Salto, Capela do Alto e Tietê. Outros resultados são possíveis ser conferidos pelo link: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/selo-nacional-compromisso-com-alfabetizacao.