Mais
    Início Cidades Tatuí ganha selo ouro no programa federal ‘Criança Alfabetizada’

    Tatuí ganha selo ouro no programa federal ‘Criança Alfabetizada’

    Iniciativa visa reconhecer secretarias com boas práticas na área da Educação

    Da reportagem

    Tatuí conquistou o selo ouro do programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o qual objetiva reconhecer secretarias da Educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política, destacando o trabalho conjunto entre a educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, educadores, gestores e estudantes.

    O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. Ele busca reconhecer os esforços das secretarias da Educação na “implementação de estratégias e disseminação de práticas exitosas, incentivando o compartilhamento de inovações em políticas de alfabetização”.

    A Secretaria da Educação de Tatuí obteve a pontuação máxima, atendendo todos os requisitos e, portanto, recebendo o selo ouro em alfabetização.

    Com base na classificação, o selo é dividido nas três categorias:  bronze, para avaliação entre 45 e 64 pontos; prata, entre 65 e 84 pontos; e ouro, entre 85 e 100 pontos.

    Segundo a Secretaria de Educação de Tatuí, os princípios que orientam o selo incluem “a valorização do compromisso dos gestores com a alfabetização, a equidade educacional, a sistematização de esforços e resultados e o fortalecimento da colaboração entre entes federados”.

    A concessão do selo envolve a análise de evidências das ações das secretarias de educação em dimensões como institucionalização de políticas de alfabetização, formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos.

    “O processo é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), e o selo poderá ser utilizado pelas secretarias em suas comunicações, reforçando o compromisso com a alfabetização de qualidade para todas as crianças”, observou a secretária da pasta, Elisângela da Costa Rosa Cecilio.

    De acordo com Elisângela, a Secretaria Municipal de Educação, “após análise minuciosa dos resultados referentes aos índices de alfabetização da rede, vem investindo em instrumentos específicos na atuação docente, suporte pedagógico e ambiente virtual que forneça aos gestores e professores uma visão geral acerca das aprendizagens dos estudantes, assim como o monitoramento permanente”.

    “Assim, reiteramos o compromisso baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia”, destacou ela.

    A secretária relata ter sido com esse objetivo que a secretaria fez a adesão ao programa, que é articulado pela supervisora de ensino fundamental Jocilene Aires Vioto, responsável por acompanhar a implementação da Política Municipal de Alfabetização, garantido a execução de todas as premissas do compromisso em cada etapa e eixo.

    Os eixos e etapas são: gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistema de avaliação.

    “Todo esse trabalho desenvolvido pela rede foi monitorado pelos articuladores regionais do programa, onde, a cada mês, foram enviados relatórios e documentos comprobatórios pela articuladora municipal, que evidenciaram as iniciativas de gestão da Secretaria Municipal de Educação, atendendo a todos os critérios de mais uma ação do Compromisso Nacional da Educação”, enfatizou Elisângela

    “Todo o esforço e a dedicação resultam do trabalho colaborativo entre a secretaria, gestão e docentes da rede. Essa celebração é fundamental para marcar um momento significativo na promoção da alfabetização em nossa rede. Tatuí foi escolhida para receber o selo ouro em Brasília, porém, a cerimônia foi adiada”, relatou a secretária.

    Sobre o programa

    No dia 23 de setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do decreto 12.191.

    A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.

    Da iniciativa, participaram as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

    A primeira edição contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros, representando mais de 80% do total de 5.570 cidades de todo o país.

    A distribuição do selo está direcionada a cidades e estados, com Tatuí ficando com o selo ouro e o estado de São Paulo, com o selo prata. Outras cidades da região também ficaram com o ouro, entre elas, Itapetininga, Boituva, Sorocaba e Itu.

    Já algumas cidades da região ficaram com o selo prata: Cerquilho, Salto, Capela do Alto e Tietê. Outros resultados são possíveis ser conferidos pelo link: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/selo-nacional-compromisso-com-alfabetizacao.