Tatuí divulga plano da 1ª etapa de imunização contra Covid-19

Da redação

A prefeitura de Tatuí divulgou na tarde desta segunda-feira, 18, a definição do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Conforme anunciado, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda apenas a chegada das doses, que serão encaminhadas ao município pelo Instituto Butantan, para iniciar a vacinação.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a previsão do início da vacinação é 25 de janeiro, mas a data pode ser antecipada caso as vacinas sejam entregues antes do prazo previsto.

Conforme levantamento da Saúde, o município pretende imunizar, nesta primeira fase, 22.114 mil pessoas, entre trabalhadores de saúde, indígenas, quilombolas e idosos.

Na primeira etapa, a prioridade é vacinar profissionais da Saúde (4.644), os quais devem receber a primeira dose já no dia 25 e a segunda, no dia 15 de fevereiro (caso as doses sejam entregues no dia 25 de janeiro).

A partir do dia 8 de fevereiro, receberão a primeira dose do imunizante os idosos com 75 anos ou mais (4.309). Eles receberão a segunda dose no dia 1º de março. Idosos entre 70 e 74 anos recebem a primeira dose no dia 15 de fevereiro, com reforço no dia 8 de março (3.330).

Em seguida, no dia 22 de fevereiro, serão imunizadas as pessoas entre 65 a 69 anos, com reforço em 15 de março (4.298).

Já os idosos entre 60 e 64 anos serão atendidos no dia 1º de março, com reforço no dia 22 de março (5.533). Além desse público inicial, pode haver eventuais quilombolas ou indígenas (mas não há registro desses grupos no município).

A cidade disponibilizará doses em cinco pontos de vacinação, sendo quatro com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h: ESF CDHU, ESF Santa Rita de Cássia, ESF Jardins de Tatuí, UBS da vila Dr. Laurindo e a UBS central, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 16h.

Todas as unidades atenderão também no sistema “drivethru” (apenas para os cidadãos com dificuldades de locomoção).

Como a vacina terá registro nominal no cadastro próprio do Ministério da Saúde, haverá necessidade de apresentação do Cartão SUS e um documento com foto. No caso dos profissionais da Saúde, será necessária, ainda, a apresentação do registro profissional.