Da reportagem
A Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública anunciou nesta semana a criação de uma sala exclusiva de aprendizado para micros e pequenos empreendedores que querem formalizar o negócio próprio.
De acordo com o diretor estratégico da pasta, Gustavo Grando, as ações fazem parte da estratégia de incentivo ao empreendedorismo, iniciada neste ano, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para “o fortalecimento das pequenas empresas”.
A abertura da sala e outras ações voltadas ao empreendedorismo foram formalizadas na terça-feira da semana passada, 23 de fevereiro, no paço municipal, em reunião entre a prefeitura – por meio da Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública – e o Sebrae, para saber quais programas e ferramentas a entidade pode disponibilizar para o município.
Ambos já possuem parceria estabelecida, com o posto de atendimento local voltado a micros e pequenas empresas, o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Ainda estiveram presentes na reunião representantes da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”) e Sindicato Rural e Patronal.
“Estamos criando um material bastante elaborado de atração às micro e pequenas empresas. Por meio de parcerias com o Sebrae e com essas entidades, queremos promover capacitação profissional e valorização dos empresários”, comentou o diretor.
Segundo Grando, a sala de aprendizado – que deverá funcionar no Cate – visa ajudar o empreendedor a formalizar o negócio e ensinará aos micros e pequenos empresários algumas das formas de expandir as atividades e aumentar a lucratividade do negócio.
“Nossa missão dentro da prefeitura é apoiar o empreendedor e, neste ano, vamos fortalecer isso. Através do Sebrae, vamos capacitar essas empresas para participar de licitação da prefeitura – muitas vezes elas não sabem e é um grande nicho que eles podem entrar – e outras ações que vamos anunciar ao longo dos meses”, disse Grando.
O diretor antecipou ter a expectativa de iniciar os trabalhos da sala de aprendizado até julho deste ano. Ainda destacou que a comissão está criando um cronograma de novos cursos de capacitação para empreendedores. A expectativa é a formalização de aproximadamente mil novos negócios neste ano.
“Nosso foco agora é qualificar os microempreendedores e aquelas pessoas que querem ser empreendedores. Por isso, reafirmamos e reforçamos os convênios que temos com a Femague, Ace e Sebrae, e também com o pessoal do Sindicato Rural”, disse o diretor.
Grando ainda enalteceu a qualidade da parceria com o Sebrae e disse estar “confiante na agenda empreendedora que a prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, está implantando no município”.
“Os acontecimentos recentes têm imposto novos desafios a todos, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. Nos negócios, o empresariado, principalmente de pequeno e médio porte, é pressionado por todos os lados, sendo desafiado pelas dificuldades de manter empresas abertas e operacionais”, observou.
“Por isso, ao poder público, cabe, dentro do possível, fomentar atividades empresariais, com vistas ao fomento de negócios e, consequentemente, à geração de novos empregos”, completou o diretor.