Tatuí concorre ao Prêmio Nacional do Turismo 2023 pela Feira do Doce

Indicação agrega mais uma consolidação turística à cidade, diz turismólogo

Feira do Doce motiva participação de Tatuí em competição (Foto: Divulgação)
Da reportagem 

De um total de 471 propostas inscritas e 410 selecionadas, Tatuí concorre, por meio do Feira do Doce, ao “Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas – Iniciativas de Destaque no Turismo”, organizado pelo Ministério do Turismo.

Com reconhecimento nacional, o prêmio divulga iniciativas e profissionais do setor, com o intuito de desenvolvê-lo em todo o país. Neste ano, o tema “O Turismo Transformando Vidas”, classifica iniciativas de destaque em dez categorias e profissionais, em nove.

Considerada pela prefeitura como “o maior evento turístico do município”, a Feira do Doce está concorrendo na categoria “Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo”.

A feira anual, de acordo com a prefeitura, “ajuda a promover a cidade turisticamente como a ‘Terra dos Doces Caseiros’ e a desenvolver o turismo cultural e gastronômico, além de movimentar a economia local”.

Para o turismólogo Rafael Halcsik Coutinho, a prefeitura não esperava que a proposta fosse escolhida por haver, segundo ele, “outros projetos de grande magnitude concorrendo”.

No entanto, disse ter arriscado pelo potencial do evento tatuiano. “Cadastramos a Feira do Doce nesse prêmio pois sabemos que, hoje, ela é um evento de grandes proporções turísticas”, argumentou.

Segundo a Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, a categoria pela qual o município concorre abrange iniciativas que aproveitam os diversos setores da economia criativa, englobando artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, games, literatura, mercado editorial, software, moda, design, gastronomia, cultura popular, artesanato e outros atrativos turísticos agregadores de valor à oferta turística local.

Segundo a pasta, “a iniciativa, comprovadamente, promove a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo, com resultados tangíveis”.

Proposta pelo Departamento Municipal de Turismo, a iniciativa foi avaliada positivamente pelo secretário municipal do Turismo, Douglas Damaltti Alves Lima (Buko), “por atender aos requisitos da categoria Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo”.

O embasamento técnico e cadastramento da cidade foram realizados por Coutinho e pelo também turismólogo Jean Vinícios Sebastião.

Coutinho explicou que a indicação agrega mais uma consolidação turística para a cidade, em razão de que o setor local está trabalhando para a elevação a estância.

No entanto, explicou, para que Tatuí receba o título, é preciso receber pontuações por meio de um ranqueamento da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo, em que são avaliados critérios embasados na lei complementar 1.261.

Entre eles, estão: se a cidade possui plano diretor de turismo e pesquisa de demanda turística, dimensão de fluxo turístico, número de atrativos turísticos (culturais, religiosos, naturais, de aventura, negócios e eventos, rurais), quantidade de agências de viagens, guias de turismo, dimensão da infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos.

Ainda, se possui turismólogo na equipe municipal e o Selo Verde e Azul (indicado a municípios que desenvolvem atividades na área ambiental), além de outros requisitos que podem ser estabelecidos pelo estado.

A divulgação do resultado do Prêmio Nacional do Turismo está prevista para o dia 21 de outubro e a cerimônia de premiação, com entrega de troféus e certificados aos primeiros colocados de cada categoria, para 5 de dezembro.