Da redação
A partir de segunda-feira, 27, Tatuí começa a imunizar a população com uma vacina bivalente da Covid-19 – ou seja, que imuniza contra mais de uma variante do vírus. Esta nova etapa da imunização começará em todo o país.
A vacina ataca as subvariantes da ômicron, que apareceram no país no primeiro semestre de 2022 e são as que mais têm infectado a população desde então, pelo alto nível de transmissibilidade.
O primeiro segmento que receberá a vacina bivalente será o de pessoas nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença – entre elas, pacientes com baixa imunidade, idosos (acima de 70 anos), grávidas e puérperas, com deficiência, que vivem em asilos ou detentos (acima de 12 anos), além de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Roseli Mochi, apesar de os integrantes desse grupo terem preferência, só poderá receber a vacina bivalente quem tomou pelo menos duas doses das anteriores.
“É necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro meses entre uma dose e outra. Ainda é preciso levar cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de endereço e o comprovante das vacinas anteriores contra a Covid-19”, aponta a secretária.
A vacina será aplicada em cinco polos de vacinação: Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médica) “Dr. Jamil Sallum”, na área central, e nas unidades de saúde da vila Angélica, Valinho, CDHU e Jardim Santa Rita de Cássia.