Da redação
A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) firmaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver o programa “Mais Pecuária Brasil” no município.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o acordo – assinado em meados do mês de dezembro – foi lançado oficialmente no dia 6 de janeiro e realizou o primeiro treinamento para os técnicos participantes na terça-feira da semana passada, 10.
“O programa consiste em promover o melhoramento genético de rebanhos bovinos de corte e de leite de pequenos e médios produtores por meio da tecnologia de inseminação artificial, visando o crescimento socioeconômico e gerando avanço no mercado agropecuarista municipal”, comunica o órgão de imprensa.
Conforme a prefeitura, a Conafer realizará a doação das doses de sêmens de touros provenientes da Alta Genetics, “empresa líder mundial em inseminação artificial”. Já a equipe técnica, utilizará “rigorosos protocolos internacionais”, efetivará a inseminação e acompanhará a gestação até a prenhez do animal, sem custos para o produtor.
Por sua vez, o produtor interessado receberá visitas da equipe técnica do Departamento Municipal de Agricultura para a verificação das condições exigidas para a participação no programa e levantamento da documentação.
O pecuarista deve procurar o departamento para realizar um pré-cadastro de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. É preciso levar um documento pessoal (RG, CPF ou CNH), um comprovante de residência e a ficha de controle sanitário de brucelose e aftosa.
O Departamento Municipal de Agricultura fica na rua 13 de Maio, 1084, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail agricultura@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp (15) 3305-4385.