Tatuí­ receberá provas voltadas aos ciclistas aventureiros em dezembro

 

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do “Eco Biker Tatuí”. O cadastro de participantes acontecerá até a sexta-feira, 25. O evento, previsto para 4 de dezembro, reunirá ciclistas locais, de cidades da região e da capital paulista.

De acordo com a organização, a meta é trazer 350 atletas para Tatuí no dia do evento. Até a semana passada, 160 ciclistas, destes 39 mulheres, estavam inscritos.

Serão 28 cidades representadas nas provas, até o momento. As cidades com maior número de atletas são Tatuí, com 90 inscritos, Itapetininga, 13, Capela do Alto, com 6, e São Paulo, com 6 atletas cadastrados até a semana passada.

Atletas das equipes Bike Bode, Colina Bike Team, Pedal Livre, Irmãos de Trilha, Vaca Véia, Amigos da Bike, Contra Tempo Bike e Pedal Extreme estão inscritos.

As provas serão disputadas nos sistemas de maratona ou XCM (mountain bike de longa distância) e dividida em três percursos. Serão realizados três roteiros de provas: “pró”, de 57 km, “sport”, de 36 km, e “turismo”, de 20 km.

Os roteiros, de acordo com a organização, passarão por todo o tipo de vias, como estradas de terra, trilhas naturais, propriedades particulares e estradas pavimentadas. O regulamento exige que os atletas respeitem as leis de trânsito quando em vias públicas.

Os atletas enfrentarão diferentes altitudes nos três roteiros. No caso do percurso pró, as elevações variam de 533 metros a 679 metros. O ganho de elevação da prova chegará a 1.173 metros.

O percurso Sport terá ganho de elevação menor, de 757 metros, segundo a organização. A variação vai de 536 metros a quase 650 metros de altitude.

O menor ganho será o da prova turismo. Em 20 km de percurso, a elevação chegará a 410 metros, com variação de 536 metros a 630 metros de altitude. Esta prova terá o acompanhamento de carro de apoio com água e frutas.

Os horários de largada das provas serão diferentes. Os “check-ins” e as retiradas dos kits dos participantes serão feitos entre as 6h30 e 8h15. Às 8h, será dada a largada do percurso pró, seguida do roteiro sport, às 8h45, e do turismo, às 9h. A organização prevê, para as 13h, a premiação para os atletas destaques das provas.

Os atletas contarão com vestiários, banheiros, estacionamento, arena coberta com 2.000 m², “stands” com expositores, estacionamento e lavadores de bicicletas.

O evento terá infraestrutura de praça de alimentação, lanchonetes, espaço “kids”, “playground” e música ao vivo. Está prevista partida de horseball com atletas locais.

De acordo com a organização, a taxa de inscrição é de R$ 95, avulsa. As equipes que realizarem um pacote de dez cadastros terão desconto e pagarão R$ 800 pelo grupo.

Reconhecimento de percurso

Hoje, domingo, 20, será realizado o evento de reconhecimento do percurso das provas de 57 km e 36 km. A saída da volta de apresentação será às 8h, do Centro Hípico Tatuí. A concentração terá início às 7h30, no mesmo local. Os reconhecimentos estavam marcados para o domingo passado, 13, porém foram cancelados devido à chuva do final de semana.