Tatuí­ terá três representantes na edição 2017 do ‘Cruzeirão’





O Campeonato Cruzeirão deste ano teve o regulamento e participantes divulgados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sorocaba nesta semana. O evento é patrocinado pela Fundação “Ubaldino do Amaral”, mantenedora do jornal “O Cruzeiro do Sul”. Na quinta-feira, 2, a organização do evento realizou congresso técnico com representantes dos times de toda a região.

Neste ano, 306 equipes inscreveram-se nas cinco categorias do Cruzeirão, nas classes feminina e masculina. A principal (219 times), veterano (29), superveterano (29), quarentão (21) e feminino (14).

Tatuí terá três representantes no campeonato deste ano. Dentre eles estão os times do Auto Posto Trevo, Ivoal Direção Hidráulica, Real Madri Futsal. Todas as equipes estão inscritas na categoria principal.

Conforme o regulamento, a categoria principal destina-se a jogadores nascidos antes de 2000. A categoria veterana, para nascidos até 1983, quarentão, para antes de 1977, e superveterana, para os nascidos antes de 1972. A classe feminina é disputada em categoria única, para nascidas até 2000.

O regramento do campeonato permite às equipes que não inscreveram o número máximo de jogadores (15) que completem a escalação até momentos antes das partidas. Para a categoria principal, a permissão existe até as partidas pelas oitavas de final e nas restantes até as semifinais.

O campeonato de futsal é disputado pelo sistema de eliminatórias simples em todas as categorias. Na principal, cujo número de participantes passa os 200, foram montadas oitos chaves. Os quatro primeiros colocados do ano passado serão os cabeças de chaves dos grupos “A”, “H”, “E” e “D”.

As equipes que vencerem os respectivos comporão uma nova chave, nas quartas de finais. O vencedor da “A” enfrentará o da “B” e assim sucessivamente até o grupo “H“.

De acordo com o regulamento, não haverá jogo para definição de terceiro e quarto colocado no Cruzeirão. Será considerado em terceiro lugar o time que enfrentou o campeão na semifinal e em quarto, o oponente do vice-campeão.

O campeonato iniciará na segunda-feira, 6. Os jogos ocorrerão no transcorrer da semana, entre segunda e sexta-feira, sempre no período noturno. As partidas têm duração de 40 minutos divididos em dois tempos, obedecendo às regras da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

Serão premiados os campeões e vice de cada categoria. Os artilheiros e goleiros menos vazados também receberão troféus e medalhas personalizadas. A equipe mais disciplinada ganhará o Troféu Fair Play “Célio Trillo Guerra”.

Cada categoria tem, neste ano, um troféu com denominação própria. A principal receberá o Troféu “Panhó”, a veterana, “Néco”, quarentão, “Ize”, superveterana, “Noely”, e feminina, “Campineiro”.

A organização também deve promover homenagens aos esportistas Rubens Peres Martins, Panhó, Manoel de Souza Oliveira, Néco, Moacir Volpe Filho, Ize, Noely Monteiro e Nilton Correia da Costa Júnior, Campineiro.