Tatuí­ retoma o patrulhamento dos guardas com bicicletas





No início deste mês, a Guarda Civil Municipal teve um aumento na “frota” de veículos. Quatro bicicletas foram agregadas à corporação por meio de parceria entre a Prefeitura e a ACE (Associação Comercial e Empresarial).

Elas estão sendo utilizadas pela Romuc (Ronda Municipal Ciclística), reativada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

O secretário José Alexandre Garcia Andreucci explicou que os veículos voltaram a ser empregados no patrulhamento ostensivo por determinação da prefeita Maria José Vieira de Camargo no começo deste ano.

De acordo com Andreucci, o destacamento da GCM surgiu em meados de 2001. Permaneceu por um ano e meio em atividade, sendo suspenso pelos dois anos e meio seguintes.

“O grupamento de bicicleta voltou no governo do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, quando vigorou por um período de oito anos com índices estatísticos de atendimento à população altíssimo”, acrescentou.

Depois, os veículos deixaram de ser utilizados pela corporação para o serviço de ronda. Em função da “paralisação”, Andreucci explicou que as bicicletas antigas tiveram de ser restauradas, por estarem “totalmente sucateadas”.

Como a secretaria não dispõe de recursos, e obedecendo ao cronograma de ações de curto prazo que não exijam investimentos, o secretário buscou parceiros para poder reutilizar os veículos. Encontrou na ACE, presidida pela empresária Lucia Bonini Favorito, apoio na recuperação das bicicletas paradas.

Andreucci disse que a associação possibilitou a troca de vários itens que permitiram o uso dos veículos novamente. “Elas foram pintadas, adesivadas, tiveram os pneus trocados e os freios. Enfim, houve uma revisão total”, descreveu.

Como contrapartida, a secretaria comprou uniformes e capacetes cedidos para os guardas que fazem parte do pelotão diferenciado. “A loja Zaith forneceu os tênis que são usados pela equipe da Romuc”, acrescentou o secretário.

De acordo com ele, a cooperação não só permitiu a reforma dos veículos, mas a retomada do serviço. Andreucci ainda enfatizou que o patrulhamento de bicicleta é importante por conta de oferecer mais agilidade aos guardas, de não poluir o meio ambiente e pela proximidade com a população.

“A ronda policial ciclística é usada no mundo inteiro, desde Nova Iorque (Estados Unidos) a Tóquio (Japão). Em Tatuí, o grupo é composto por quatro bicicletas e a atuação se dá na área central, comercial e bancária”, destacou.

Os guardas de bicicleta já circulam pelo chamado centro expandido e contam com apoio da GAM (Grupo de Apoio com Moto), Romu (Ronda Ostensiva Municipal), além das equipes do Canil, ronda escolar e operacional.

Para o secretário, o grupamento representa “um reforço na forma de policiamento preventivo”. Andreucci descreveu que os guardas que atuam em bicicletas podem ser responsáveis por dar um “primeiro atendimento”. “Caso houver necessidade, eles podem pedir reforço, o que é muito útil”, adicionou.

Entre as vantagens do uso das bicicletas no policiamento, a mais citada pelo secretário é a agilidade. Andreucci afirmou que o grupamento tem a possibilidade de percorrer trechos que uma motocicleta ou viatura não poderiam.