Tatuí­ recebe teatro de bonecos que alerta sobre meio ambiente e saúde





Divulgação

Dois ‘velhos palhaços’ buscam alertar estudantes sobre prevenções

 

O espetáculo “Cidadão em Construção” é atração em Tatuí nesta sexta-feira, 26. A peça teatral será apresentada no auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, em dois horários.

As sessões são destinadas a estudantes da rede municipal e acontecerão às 9h e às 14h. O núcleo fica à rua Professor Oracy Gomes, 495, na vila Primavera.

“Recheada de humor e interatividade”, a peça conta a história de dois velhos palhaços que buscam alertar sobre a necessidade de as pessoas estarem atentas às questões ambientais, de segurança no trânsito, higiene e saúde. O objetivo é despertar nas crianças a vontade de agir de forma solidária e ética.

Tendo como público alvo os alunos da rede municipal de ensino, o espetáculo que percorreu várias cidades conta, ainda, com a utilização de metalinguagem cênica. Os atores também fazem uso do recurso do teatro de bonecos, buscando envolver as crianças com brincadeira lúdico-educativa.

A apresentação em Tatuí encerra o projeto teatral viabilizado pela CCR SPVias por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. O espetáculo teve encenação em dez cidades da região e, nesta semana, vai a Quadra (na terça, 23), Cesário Lange (hoje, quarta-feira, 24) e Itapetininga (dia 25).

O trabalho é realizado pelo grupo Treinadores da Alegria no mês em que se comemora o Dia do Mundial do Meio Ambiente (celebrado no dia 5). No total, o espetáculo percorrerá 15 cidades do interior do Estado de São Paulo, somando 30 apresentações para, aproximadamente, 4.000 crianças de escolas públicas.

Treinadores da Alegria é uma cooperativa de atores profissionais formada há 19 anos. A meta é conscientizar as pessoas de que “todos têm uma grande responsabilidade no bom funcionamento do complexo organismo chamado planeta Terra”.

O instrumento de conscientização dos Treinadores são peças teatrais objetivas, divertidas, com personagens lúdicos e “clownescos”. O recurso é utilizado para despertar empatia nos espectadores, por meio do teatro interativo.

Além das questões ambientais, os Treinadores desenvolvem peças teatrais de conscientização e sensibilização abordando temas, como: responsabilidade social, inclusão de deficientes, qualidade de vida, Aids e doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, segurança no trabalho e no trânsito.