Tatuí­ perde final e conquista tí­tulo de vice do ‘Regionalito’





O título do “Regionalito de Basquete de Itapeva” ficou no mesmo município. A equipe da casa levou o troféu do campeonato regional ao vencer o combinado de Tatuí na finalíssima. A disputa valendo o título aconteceu no último domingo de novembro, dia 30, no Ginásio da vila Aparecida.

Os tatuianos brigaram até o último momento pela competição. Formado por jogadores da AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí), Associação Atlética XI de Agosto e Prefeitura, os meninos que representaram o município perderam o primeiro e o segundo períodos e venceram os dois últimos.

Mesmo com os esforços, Itapeva venceu pela pontuação, com diferença mínima de sete pontos. Os donos da casa marcaram 20 a 12 e 10 a 9. No terceiro e quarto períodos, os tatuianos registraram o mesmo placar: venceram por 19 a 18 pontos. Na soma, Itapeva finalizou com 66 pontos e Tatuí, alcançou 59.

Na avaliação da AABT, longe de estarem em suas “melhores formas”, os atletas de Tatuí enfrentaram mais um adversário, além dos itapevenses: a arbitragem. Conforme a associação, o desempenho dos responsáveis “atrapalhou bastante as pretensões” da equipe. Entretanto, o quinteto local contou com apoio de “vários torcedores” de Tatuí que acompanharam a partida.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, também acompanhou a final. Para a AABT, ele comentou sobre a dificuldade do quinteto em conciliar os treinos e os estudos, de forma a obter “melhor ritmo devido o trabalho que envolve a maioria dos jogadores”.

Em declaração a representantes da associação, Cardoso Junior disse que, com apoio da iniciativa privada, Tatuí poderá alcançar “alvos muito altos”. Conforme o secretário, a cidade dispõe de material humano de “causar inveja”. Ele destacou, ainda, que os atletas que representam o município em competições têm qualidade técnica e receberam formação “dentro da cidade”.

O “Regionalito de Itapeva” reuniu oito equipes. Além de Tatuí, participaram: Itapeva, Capão Bonito, Itaberá, Senges, Bernardino de Campos, Buri e Avaré.

A equipe do município venceu todos os jogos, com exceção da final. Na estreia, venceu Buri por 57 a 40. Depois, bateu Avaré por 69 a 53; por Bernardino, quando registrou 40 pontos contra 31 (jogo que não terminou); e venceu por 51 a 31 a semifinalíssima, quando teve como adversário Capão Bonito.

A equipe adulta é treinada por Luis Silva e atuou, na final, com Francis (20 pontos), Lipe (16), Jordan (14), Luis (5) Ricardo (2), Adrian (2), Caique e Willian. Também participaram da final: Allan, Marcos, Rafael, Nicolas, Joaquim e Crânio. A arbitragem da partida ficou a cargo de Flávio Mariosi e Danilo Silva.

O combinado recebe apoio do XI de Agosto, AABT e Prefeitura. Também colaboram: o Centro Gastronômico Hortelã, H2 Sistemas e Skill Escola de Idiomas.

Em texto de divulgação do resultado, a associação agradeceu a presença dos torcedores que compareceram à final e dos atletas que participaram do campeonato. Também avaliou a campanha da equipe adulta como “excelente” e informou que, apesar de estar em formação, o time tem 99% de atletas locais.

Disputa do bronze

Encerrando compromissos da temporada 2014, a equipe sub-15 de basquete faria disputa do terceiro lugar no “Campeonato Regional”. O jogo estava agendado para as 19h30 de ontem, terça-feira, 9, no Ginásio II da Associação Atlética XI de Agosto. Ele aconteceria após o fechamento desta edição.

A partida entre a equipe local e de Cerquilho valeria a medalha de bronze do evento. O time do técnico Luis Silva prometia “bom jogo e luta até o último segundo”.

Iniciado em março, o Regional de Basquete contou com participação de oito equipes.