Tatuí obteve a 63ª posição no ranking ambiental do PMVA (Programa Município VerdeAzul), no ciclo 2015. A iniciativa certifica e premia as boas práticas das cidades paulistas relacionadas à preservação do meio ambiente.
A solenidade de premiação aconteceu na quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin.
O município esteve representado pela equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura.
Participaram do evento: o diretor do órgão, Eduardo Rodrigues, a responsável pelo setor de educação ambiental, Karina Souza, e a responsável pelo setor de licenciamento e fiscalização ambiental, Daiane Bueno.
Na ocasião, ela também representou o engenheiro agrônomo José Vicente Alamino de Moura, interlocutor de Tatuí junto ao programa de certificação.
O PMVA visa estimular e capacitar as prefeituras a programarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ele objetiva a eficiência na gestão ambiental, por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.
A participação de cada cidade é voluntária. As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos.
Esses temas envolvem: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente. Eles atuarão como elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A partir daí, o município encaminha relatório de suas ações ambientais de acordo com os temas propostos pelo programa.
Tatuí havia recebido o selo em 2009, quando conseguiu a 151ª colocação no ranking. Em 2015, dos 614 municípios paulistas que se inscrevam, apenas 111 receberam o selo. Tatuí somou 83,80 pontos.
Em nota enviada à imprensa, o diretor de Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues, declarou que, apesar “dos muitos desafios a serem enfrentados diariamente no setor, o resultado colocou Tatuí entre as cidades mais eficientes do ponto de vista ecológico”.
“Uma boa referência é o comparativo com Itapetininga, por exemplo. Nossos vizinhos ficaram apenas na 532ª posição. O saldo reflete o quanto, à frente estamos também nesse setor”, afirmou.
Também por meio da assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, comemorou o resultado. Ele recebeu na manhã de quinta-feira, 18, a equipe do departamento, que levou o troféu até ele.
“Quero dividir essa conquista com a nossa equipe. Eles são os verdadeiros vencedores, pois vêm realizando as ações que são certificadas pelo Município VerdeAzul”, declarou Manu.
“É um setor estratégico e de suma importância para o futuro da nossa cidade. Um dos pontos altos, sem dúvida, foi o processo de desativação do antigo ‘Lixão’ e de recuperação ambiental que já está em curso”, finalizou o prefeito.
O resultado divulgado neste ano é considerado “o melhor dos últimos sete anos” pelo Executivo. Em 2009, Tatuí obteve a 151ª posição; em 2010, o 162º lugar; em 2011, o 567º. No ano seguinte, 2012, o município não participou.
Em 2013, obteve a posição de número 163; e, em 2014, ficou na 181ª colocação.